• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 6 de fevereiro de 2025

Mais de 17 mil pessoas foram mortas e milhares ficaram feridas após terremoto devastador

Mais de 17 mil pessoas foram mortas e milhares ficaram feridas em decorrência do terremoto devastador


CNN

Publicada em: 09/02/2023 09:35:54 - Atualizado

MUNDO: Mais de 17 mil pessoas foram mortas e milhares ficaram feridas em decorrência do terremoto devastador que abalou a Turquia e a Síria na segunda-feira (6).

Milhares de prédios desabaram nos dois países e agências humanitárias alertam para repercussões “catastróficas” no noroeste da Síria, onde milhões de pessoas vulneráveis ​​e deslocadas já dependiam de ajuda humanitária.

Grandes esforços de resgate estão em andamento com a comunidade global oferecendo assistência em operações de busca e recuperação.

Enquanto isso, as agências alertaram que as fatalidades do desastre podem aumentar significativamente.

Veja o que sabemos sobre o terremoto e por que foi tão mortal.

Onde foi sentido o tremor?

Um dos terremotos mais fortes a atingir a região em um século tirou os moradores de seu sono nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, por volta das 4h [horário local].

O terremoto ocorreu 23 quilômetros a leste de Nurdagi, na província turca de Gaziantep, a uma profundidade de 24,1 quilômetros, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Uma série de tremores secundários reverberou pela região nas horas imediatas após o incidente inicial.

Um tremor secundário de magnitude 6,7 ocorreu 11 minutos após o primeiro terremoto, mas o maior tremor, que mediu 7,5 de magnitude, ocorreu cerca de nove horas depois, de acordo com o USGS.

Esse tremor secundário de magnitude 7,5, que ocorreu cerca de 95 quilômetros ao norte do terremoto inicial, é o mais forte de mais de 100 tremores secundários registrados até agora.

As equipes de resgate agora estão correndo contra o tempo e os elementos para retirar os sobreviventes dos escombros em ambos os lados da fronteira.

Mais de 5.700 edifícios na Turquia desabaram, de acordo com a agência de desastres do país.

O terremoto de segunda também foi um dos mais fortes que a Turquia experimentou desde o século passado – um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o leste do país em 1939, resultando em mais de 30.000 mortes, segundo o USGS.


Fale conosco