Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 18 de maio de 2025
RONDÔNIA - O Governo Federal anunciou uma obra de dragagem de doze quilômetros no rio Madeira para garantir a navegabilidade que vem sendo duramente afetada com a seca histórica em decorrência da estiagem na região amazônica.
Essa obra foi anunciada durante a visita do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckimin (PSB), que desembarcou em comitiva na manhã desta quarta-feira (4) em Manaus (AM), onde sobrevoou os pontos mais críticos da seca no rio Solimões, que também receberá um serviço de dragagem.
O custo da obra no rio Madeira ficará em R$ 100 milhões e tem previsão para a conclusão dentro de um prazo de 45 dias. A hidrovia do Madeira é uma das mais importantes rotas comerciais de grãos brasileiros com o restante do mundo.
Também integram a comitiva os ministros Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Silveira (Minas e Energia), José Mucio Monteiro (Defesa) e a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, além de representantes dos ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social, Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).