• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 18 de abril de 2025

“Apoiar a UNIR é uma questão apartidária”, diz a reitora Marília Pimentel

A Magnífica reitora falou sobre suas ações na entidade...


Redação

Publicada em: 16/04/2025 13:07:09 - Atualizado

PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu a reitora da Universidade de Rondônia (Unir), Marília Pimentel, que falou sobre as ações que vêm sendo promovidas pela entidade durante a sua gestão.

Nascida em Porto Velho na maternidade Darcy Vargas em 1969, Marília Pimentel é formada em Letras na UNIR, participou de toda a evolução da UNIR. Mestre e Doutora, ela é do corpo docente da UNIR há mais de 27 anos.

De acordo com Marília, a grande novidade do ano para os acadêmicos da UNIR e também toda a sociedade rondoniense é a ativação do hospital universitário, que tirará Rondônia da lista, ao lado do Acre, de ser um dos únicos entes da federação que não possui esse tipo de instalação hospitalar.

“Essa é uma demanda antiga da universidade, que precisa de um hospital, já que Rondônia e Acre são os únicos estados do país que não têm hospital universitário. Para a população é um grande ganho, que é um hospital dotado com toda a estrutura”, falou Marília Pimentel.

Segundo Marília Pimentel, esse hospital surgiu após a busca do prefeito Leo Moraes em comprar um hospital onde seja possível a instalação dessa unidade universitária.

“Nós recebemos a proposta do prefeito Léo Moraes, que vai comprar a estrutura e disponibilizar para a UNIR. Os custos para operacionalizar o hospital virão do Ministério da Saúde e todos os atendimentos serão através do SUS”, argumentou Marília Pimentel.

A reitora da UNIR ainda anunciou que o presidente Lula (PT) e o ministro da Educação devem agendar nos próximos dias uma visita a Porto Velho, onde será assinada a parceria para o hospital universitário.

“Estamos aguardando a agenda do presidente Lula e do ministro da Educação, que virá a Porto Velho para assinarmos um acordo de cooperação técnica com a prefeitura e começar o processo de ativação do hospital de maneira imediata. O estado de Rondônia, o qual é o gestor do SUS, também estará nesta parceria”, relatou Marília Pimentel.

A presença da diretoria da UNIR em todas as cidades rondonienses onde a universidade disponibiliza seus cursos é um fator que a reitora considera de suma importância para o crescimento da cidade.

“ A UNIR não é só Porto Velho, estar em loco com os alunos e servidores é importante para o crescimento da universidade. É importante frisar que em apenas um ano de gestão conseguimos sanar demandas que eram consideradas urgentes, é muita luta, muita sola de sapato”, falou Marília Pimentel.

Sobre as constantes críticas tecidas contra as universidades federais em todo o Brasil, a reitora da UNIR garantiu que na sua gestão a universidade não se enviesa para qualquer lado ideológico, mas respeita todos.

“Como eu fui aluna da UNIR e sei de tudo que ela já passou por conta de ideologias, a minha gestão respeita as ideologias, mas não estamos com nenhuma delas. A universidade é para todos, pois como a nossa universidade é democrática, as decisões dos professores passam pelos conselhos dos departamentos, mas institucionalmente nossa posição é independente de partido ou bandeira política”, disse Marília Pimentel.

Os convênios e parcerias da UNIR com a sociedade civil organizada também são um ponto importante na gestão da universidade.

“Temos feito importantes parcerias, por exemplo, um grupo de professores capacitados em um projeto de políticas públicas e fechamos um convênio com a SEPOG, para podermos intervir diretamente no planejamento estratégico de Rondônia”, finalizou Marília Pimentel.

Confira entrevista na íntegra:


Fale conosco