Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 6 de maio de 2025
BRASÍLIA (DF) - A Câmara dos Deputados aprovou nesta última segunda-feira (5), o Projeto de Lei de autoria da deputada Benedita da Silva (PT), que estabelece o dia 14 de março como o Dia Mariele Franco, em alusão às defensoras e defensores de direitos humanos no Brasil.
O projeto contou com forte contestação dos congressistas de oposição ao Governo Federal, que alegaram “hipocrisia” na Lei, uma vez que os mesmos deputados que votaram “sim” pela matéria são contrários à anistia dos presos do 08 de janeiro.
Entre os deputados rondonienses, apenas José Lebrão (UNIÃO) votou a favor da Lei que criou o da em homenagem à vereadora assassinada a tiros de fuzil no estado do Rio de Janeiro.
Votaram contra a proposta os deputados rondonienses: Mauricio Carvalho (UNAO), Silvia Cristina (PP), Thiago Flores (REPU) e Cristiane Lopes (UNIÃO). Os deputados Lúcio Mosquini (MDB), Coronel Chrisóstomo (PL) e Fernando Máximo (UNIÃO), não participaram da votação.
O projeto foi aprovado por 233 votos favoráveis, contra 125 deputados que se manifestaram contrários à pauta, que agora segue para o Senado.