• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 20 de maio de 2025

“O voto é o poder nas mãos do povo”, diz Desembargador Daniel Lagos, presidente do TRE/RO

Ele falou sobre as ações promovidas pela Corte Eleitoral


Redação

Publicada em: 20/05/2025 13:01:23 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta terça-feira (20) recebeu o Desembargador Daniel Lagos, presidente do Tribunal Regional Eleitoral - TRE/RO, que falou sobre as ações promovidas à frente da Corte Eleitoral rondoniense.

O Desembargador Daniel Lagos falou sobre a execução do projeto “Meu Voto Meu Poder”, que está levando os recursos da TRE/RO para as comunidades que não possuem acesso aos serviços da justiça eleitoral.

“A gente precisa ter uma maior atenção para trazer todo mundo para a democracia, esse é o jogo do ganha e ganha. A nossa comunidade precisa mostrar a força que tem com o seu numero de eleitores, cada voto faz a diferença, por isso o voto responsável é importante”, falou o Desembargador Daniel Lagos.

Para Daniel Lagos, as escolas são núcleos poderosos de eleitores, uma vez que abriga não apenas os profissionais e educação e familiares, mas também, os próprios jovens em idade de votação.

“Precisamos fazer respeitar a cidadania, o agente público eleito precisa ter vinculo com a sua base eleitoral, seja ela territorial ou temática. Eu tenho me direcionado à comunidade escolar, que não tem visibilidade política, mas tem escola com mais de mil alunos na idade de 15 à 18 anos”, comentou Daniel Lagos.

Segundo Daniel Lagos, o projeto “Meu Voto Meu Poder” irá levar os serviços do TRE/RO para comunidades rurais, escolas e áreas distantes dos centros urbanos do estado de Rondônia.

“Nós vamos nas escolas, nas estradas rurais, nas linhas, tudo para ajudar a sociedade a regularizar a sua situação eleitoral. A Justiça precisa sair dos prédios dos tribunais e ir até a população, que é quem paga por tudo, precisamos ter compromisso com Rondônia. A equipe do TRE/RO vai com equipamento de conexão via satélite, porque todos os registros vai direto para o computador do TSE em Brasília. Isso é para dar mobilidade e trazer o cidadão das pontas para o centro da cidadania, esse é um projeto de inclusão social”, declarou Daniel Lagos.

A atual situação econômica do estado de Rondônia também foi destacada por Daniel Lagos, que afirmou que a região vive um momento muito bom, onde os órgãos públicos estão sendo dotados de estrutura e condições de trabalho.

“O momento orçamentário em Rondônia é muito bom, e esse excedente de arrecadação precisa voltar para a sociedade afim de que as políticas publicas sejam aplicadas nas pontas”, falou Daniel Lagos.

De acordo com Daniel Lagos, essa mobilização do tribunal eleitoral vem trazendo à luz os cidadãos que por muitas vezes ficam esquecidos de seus direitos políticos e do poder que o seu voto representa.

“Eu tenho dito que nós estamos resgatando as populações politicamente invisíveis, que são os adolescentes, os idosos, os deficientes, as pessoas que estão longe do acesso da Justiça. Até o momento já foram mais de 112 mil intervenções da Justiça Eleitoral de Rondônia. Nós temos uma programação em três fases simultânea no estado inteiro, outra coisa, estamos em uma campanha para aumentar o eleitorado e consequentemente o numero de sessões, o que irá facilitar o processo de votação”, finalizou Daniel Lagos.

Confira entrevista na íntegra: 


Fale conosco
`) $(text.find("p")[3]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 5) { $(text.find("p")[5]).after(`
`) $(text.find("p")[6]).addClass('container-box') } if (textParagraphSize >= 8) { $(text.find("p")[8]).after(`