• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 7 de julho de 2025

Proposta de Cassol pode ser ressuscitada para sanar problema em Rondônia

A caça esportiva aos búfalos foi duramente criticada por ambientalistas...


Redação

Publicada em: 07/07/2025 09:34:44 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Uma proposta apresentada pelo então governador de Rondônia, Ivo Cassol (PP), e que na época foi duramente combatida por ambientalistas e órgãos de fiscalização, pode ser ressuscitada para sanar a grave crise ambiental ocasionada pela infestação de búfalos no estado de Rondônia.

Vale destacar que Rondônia é o único ente da Federação que possui manada de búfalos selvagens. A estimativa é de que atualmente existam mais de cinco mil desses animais, que, por não serem nativos da região, levam à destruição do meio ambiente e risco à população local.

A ideia de Cassol se resumia basicamente em criar um sistema de fomento ao turismo de caça esportiva, sendo os búfalos selvagens de Rondônia os alvos dos caçadores. Os recursos seriam destinados para ações sociais voltadas ao amparo de menores de idade no Estado.

Porém, a ideia de Cassol não foi bem aceita à época, encontrando barreiras inclusive no Ministério Público de Rondônia (MP/RO), que atualmente vem cobrando uma medida para que seja resolvida essa questão. 

Agora, a expectativa é de que a proposta de Cassol seja tirada do fundo do baú para evitar que uma tragédia ambiental aconteça nessa região que integra o bioma amazônico.


Fale conosco