• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 7 de agosto de 2025

“Eu conto a história do Poder Legislativo”, afirma escritor Carlos Manvailer

Um dos mais antigos servidores da ALE/RO lança livro de memórias nesta quarta-feira (6)


Redação

Publicada em: 06/08/2025 13:58:56 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta terça-feira (5) recebeu o escritor, advogado e um dos mais antigos técnicos em atividade do Legislativo estadual, Carlos Manvailer. Ele falou sobre o lançamento de seu livro, que resgata a trajetória da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE/RO).

O livro, intitulado “40 Anos de História do Parlamento Rondoniense”, será lançado nesta quarta-feira (6), às 18h, na sede da Assembleia Legislativa.

Carlos Manvailer destaca como um dos marcos mais emblemáticos da ALE/RO a elaboração da primeira Constituição do Estado, promulgada em 1983. Segundo ele, o texto foi considerado de vanguarda, mesmo sendo fruto de um parlamento em sua legislatura inaugural.

“Nem sequer havia assessoria com experiência naquele primeiro parlamento para elaborar nossa Constituição. Foram seis meses de trabalho intenso, e ao final, o texto foi considerado de vanguarda. Serviu de parâmetro para outros estados do Norte e até para a Constituição Federal, ao consagrar a autonomia do Ministério Público, algo que até então só constava na Constituição de Rondônia”, afirmou Manvailer.

Outro episódio relatado na obra é o primeiro grande rompimento entre os Poderes Legislativo e Executivo, ocorrido durante o governo do Coronel Jorge Teixeira.

“Quando terminou o mandato da primeira mesa diretora, presidida por Bianco, o candidato à sucessão era Amir Lando, apoiado por Teixeirão. No entanto, no apagar das luzes, Amizael Gomes articulou uma chapa e venceu a eleição. Isso causou grande impacto na política local da época”, relembrou o escritor Carlos Manvailer.

Além das memórias políticas, o livro também oferece um capítulo técnico sobre a elaboração de projetos de lei no âmbito legislativo.

“Desafio alguém a encontrar, com clareza, o passo a passo de como se estrutura um projeto de lei, conforme determina a Lei Federal nº 95. Aqui em Rondônia, temos a nossa própria lei, e no meu livro faço esse desenho completo, desde a ideia até a tramitação e transformação em norma”, explicou Manvailer.

A obra também dedica espaço à única mulher que presidiu a ALE/RO de forma efetiva: a ex-deputada Odaísa Fernandes.

“A Odaísa era a primeira vice-presidente. Quando o então presidente renunciou para assumir a Prefeitura de Jaru, ela assumiu a presidência da Casa, tornando-se a única mulher a ocupar esse cargo na história do parlamento”, destacou Carlos Manvailer.

Por fim, Manvailer compartilhou lembranças curiosas e momentos turbulentos que presenciou nos corredores da Assembleia.

“Houve uma época em que deputados entravam armados no parlamento. Às vezes, um simples desentendimento político acabava em vias de fato. Presenciei vários embates acalorados”, concluiu, Carlos Manvailer.

Veja A Voz do Povo:


Fale conosco