Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 4 de novembro de 2025

PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta terça-feira (4) recebeu o vereador Devanildo Santana, que fez um balanço dos seus primeiros dez meses de mandato na Câmara Municipal de Porto Velho.
Segundo o parlamentar, a população quer ver trabalho e resultados concretos, e não discussões políticas sem propósito.
“O povo não quer saber de baixaria. O povo quer uma gestão focada em melhorar a qualidade de vida, que garanta moradia, saúde e educação. É por isso que eu me dedico às comunidades que mais precisam da presença do poder público. O meu mandato é popular”, afirmou Devanildo Santana.
Filho de garimpeiro, o vereador considerou uma injustiça as operações contra garimpeiros e pequenos produtores da região, que segundo ele, ajudaram a construir a história econômica de Rondônia.
“Isso é uma aberração jurídica. Precisamos regulamentar as atividades desses grupos que fomentam a economia do nosso estado. Quando vieram para Rondônia, eram bem-vindos; agora, a história mudou”, declarou.
Santana também criticou a destruição de maquinários em operações ambientais e defendeu mais apoio aos produtores rurais.
“Há muitas áreas embargadas em que o produtor não pode emitir nota fiscal nem abrir linha de crédito. Esse dinheiro circula no Estado e gera emprego e renda. Sou totalmente contra a destruição de maquinários — no fim, quem paga é o contribuinte”, argumentou.
O vereador destacou ainda o apoio da deputada federal Silvia Cristina em um projeto social que levou moradores de Porto Velho até Ji-Paraná para realização de cirurgias de catarata.
“Agradeço à deputada Silvia Cristina, que nos apoiou nesse importante projeto, e ao secretário de Saúde, Jaime Gazola. Muitos cidadãos porto-velhenses estavam praticamente cegos e hoje enxergam novamente”, disse.
Outro tema enfatizado foi a moradia popular, uma das bandeiras do seu mandato.
“A questão da moradia sempre foi prioridade, mesmo antes de eu assumir o mandato. Agora, com o apoio do prefeito Léo Moraes, temos conseguido entregar casas populares à população mais carente. Sei na pele o que é viver sem ter onde morar”, destacou.
Na área da saúde pública, Santana lembrou as fiscalizações que realizou desde o início do mandato, as quais resultaram na criação do programa Corujão da Saúde, com atendimentos noturnos, e na implantação da UPA Pediátrica.
“Desde 2 de janeiro venho fiscalizando as unidades de saúde. Ao perceber que a maior demanda era de crianças, buscamos articulação para criar uma UPA exclusiva para elas. Agradeço ao prefeito por atender nossa solicitação”, afirmou.
O vereador também celebrou a transferência da unidade do Tudo Aqui para o IG Shopping, na zona Leste da capital.
“Deus é tão maravilhoso comigo. Nosso mandato é baseado em ouvir a população. Atendendo ao clamor das pessoas, conseguimos levar os serviços do Tudo Aqui para o IG Shopping”, comemorou.
Encerrando a entrevista, Devanildo Santana reafirmou seu compromisso com o trabalho popular.
“Nosso mandato é assim: conectado com a realidade. Quero continuar atuando junto à comunidade, com dedicação e sempre entregando o melhor de mim em favor da população”, finalizou.
Veja vídeo: