Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
RONDÔNIA – O Espaço Alternativo, localizado sentido Aeroporto de Porto Velho, ficou congestionado e intransitável na noite deste domingo (28) com a comemoração das vitórias dos candidatos ao Governo do Estado, coronel Marcos Rocha (PSL); e do presidente da República Jair Bolsonaro, também do PSL.
Vestidos com as camisas dos candidatos e da seleção brasileira, e bandeiras do Brasil, os eleitores também se concentraram em frente à Sede do Partido Socialista Liberal (PSL) na avenida governador Jorge Teixeira.
Mesmo com toda movimentação, as eleições foram consideradas tranquilas na capital do estado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO). Apenas uma ocorrência foi registrada no sábado (27), de um homem que gravou um vídeo postado nas redes sociais, sugerindo que os eleitores colassem o número 3 na urna com objetivo de prejudicar o candidato à presidência Fernando Haddad (PT). O autor do vídeo foi rastreado pela Polícia Federal (PF) e a Justiça Eleitoral, ouvido em Audiência de Custódia, e multado.
Em todo o estado, o eleitor levou de 15 a 20 segundos para votar e não enfrentou filas, conforme divulgou o TRE.
Interior
No interior do estado, a festa da democracia também invadiu as ruas da principal avenida de Ariquemes, a Canaã na noite deste domingo (28). No município, que contou com 406 secções de votação, segundo o TRE, não foi registrado tumultos e nenhum crime eleitoral, apenas uma urna eletrônica apresentou problemas e precisou ser substituída.
De acordo com o TRE, no Vale do Jamari são mais de 100 mil eleitores, e o número de abstenções de votos foi dentro do previsto, ou seja, de 25%.
Em Jaru, os 55 mil eleitores da região que engloba os municípios de Theobroma e Governador Jorge Teixeira também comemoram a dupla vitória do PSL em nível federal e estadual. No município, durante todo o dia de votação, seis urnas foram substituídas segundo a Justiça Eleitoral. Os problemas foram atribuídos ao fato delas serem de 2006 e não possuírem a revisão biométrica.
Em Ji-Paraná mais de 50 mil eleitores foram às urnas e muitos deles às ruas também. Segundo o comandante da Polícia Militar João Sena, tanto o pleito das eleições, como as comemorações foram tranquilos na cidade, “graças ao bom planejamento feito em parceria feita entre os órgãos de Segurança e da Justiça Eleitoral”.
Em Cacoal que tem 28 pontos de votação na cidade e seis na área rural, apenas uma urna falhou, mas logo a votação foi normalizada e o resultado comemorado pelos eleitores.
Conesul
Em Vilhena, o processo foi tranqüilo na maioria do tempo, apenas um homem foi detido pela Polícia militar por fazer boca de urna, e uma mulher precisou de atendimento depois de sofrer uma torção no pé quando saia da secção de votação. O Cartório Eleitoral local informou que cinco urnas foram substituídas.
Em Guajará-Mirim, que fica na fronteira com a Bolívia, duas urnas foram substituídas pela Justiça Eleitoral, não houve nenhum registro de ocorrência e ninguém foi preso.
Em ambos os municípios, a festa da vitória dos candidatos à presidência e ao Governo foi marcada com fogos de artifício e eleitores nas ruas comemorando.
O coronel Marcos Rocha, que serve há 32 anos a Polícia Militar do Estado de Rondônia, venceu as eleições no segundo turno com 66% dos votos válidos e assume o cargo no dia 1º de janeiro.
Jair Messias Bolsonaro foi eleito presidente com mais de 55% dos votos validos em todo o país, e conquistou mais de 72% dos votos em Rondônia.
A diplomação de todos os candidatos do estado eleitos em 2018 será no dia 18 de dezembro.