Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 18 de setembro de 2025
Em sua última sessão destinada a colher depoimentos, a CPI da Covid-19 aprovou uma nova convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quinta-feira (7/10).
O vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), defendeu a convocação e afirmou que decorre da ausência de respostas de Queiroga aos questionamentos feitos e encaminhados pela CPI na terça (5/10). Na ocasião, a comissão definiu prazo de 48 horas para que o ministro esclarecesse questões como o abandono do uso da Coronavac para 2022, além do detalhamento do estoque de imunizantes contra a Covid-19 no país e o planejamento para imunização dos brasileiros no próximo ano.
Outro ponto levantado pelo senador para sustentar o retorno do chefe da Saúde é a retirada de pauta da votação sobre o uso de remédios do chamado “tratamento precoce” para pacientes de Covid-19, prevista para esta quinta-feira na Comissão de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).
Aprovado o requerimento, o colegiado vai ouvir dois depoimentos de pessoas ligadas à Prevent Senior: Tadeu Frederico de Andrade, paciente com plano da operadora, e Walter Correa de Souza Neto, ex-médico da operadora de saúde, sobre as ações da empresa durante a pandemia do novo coronavírus.
A oitiva ocorrerá em duas partes. A primeira será destinada a ouvir o cliente da empresa; a segunda, ao relato do profissional de saúde. O objetivo é esclarecer denúncias encaminhadas à comissão sobre supostas irregularidades cometidas pela operadora no tratamento de pacientes da Covid-19.
Andrade foi convocado a depor após ter procurado os senadores para relatar supostas irregularidades cometidas pela Prevent Senior. Infectado pela Covid-19 e beneficiário do plano de saúde, Andrade narra ter sido medicado com kit Covid — conjunto de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid-19.
Andrade teve piora no quadro clínico e precisou ser internado em unidade de terapia intensiva (UTI). Ele relatou que, após um mês na UTI, a equipe da operadora, segundo ele, tentou tirá-lo da internação para “economizar custos, colocando-o sob cuidados paliativos”.
Recuperado, Andrade denunciou a Prevent Senior à CPI da Covid e ao Ministério Público de São Paulo, que investiga, paralelamente ao colegiado do Senado Federal, a ação do plano de saúde durante a crise sanitária.