• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 30 de abril de 2024

Brasil não precisa explicar como reduzirá emissão de gases, diz vice-presidente Mourão

Os governos de cerca de 100 países, incluindo o Brasil e alguns dos maiores emissores de gases do efeito estufa


metropoles

Publicada em: 04/11/2021 14:44:55 - Atualizado

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) defendeu, na manhã desta quinta-feira (4/11), que o Brasil não precisa mostrar como cumprirá a promessa de reduzir 30% das emissões de metano até 2030, feita na abertura da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP26), porque se trata de uma questão interna.

“Acho que o Brasil não tem que chegar lá e apresentar o como fazer. O como fazer é uma questão interna nossa. O Brasil se comprometeu, junto aos demais países a diminuir suas emissões. Aquilo que estava previsto em 45% pra 2030, passou a ser 50%, então fizemos esse aumento”, disse Mourão a jornalistas, ao fim da rodada de conversa com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

“Entramos na questão do metano, na redução de 30% das emissões, algo que já estamos fazendo no nosso país e o ‘como é o trabalho’, não só do nosso governo. Ainda têm 2 governos aí pela frente, é uma questão de continuidade”, sugeriu Mourão, que também preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal (Cnal).

Os governos de cerca de 100 países, incluindo o Brasil e alguns dos maiores emissores de gases do efeito estufa do planeta, firmaram o compromisso de reduzir 30% do metano até 2030. Esse é um dos gases que mais contribuem para o aumento da temperatura do planeta. O acerto foi feito na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia.

Em sua fala na conferência, no entanto, o Brasil não esclareceu nem estabeleceu metas para que o objetivo de redução de emissões seja alcançado.


Fale conosco