• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, segunda-feira 20 de maio de 2024

Bolsonaro nomeará 57 desembargadores nos TRFs, 41% do número atual

Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o senador Flávio Bolsonaro (RJ), filho do presidente, é considerado peça-chave para a negociação das listas...


CONJUR

Publicada em: 11/11/2021 15:33:16 - Atualizado

BRASÍLIA - DF - A mudança se dará pela conversão de cargos vagos para juízes federais substitutos em novas cadeiras para desembargadores. Com a aprovação, o projeto segue para a sanção presidencial.

O presidente da República nomeia os desembargadores dos tribunais regionais federais a partir de lista tríplice apresentada pelos próprios TRFs.

Nas vagas reservadas da magistratura, os candidatos da lista são escolhidos entre os juízes federais que se inscrevem pelo critério de merecimento e antiguidade.

Outra parte das vagas, equivalente ao quinto constitucional, é reservada a indicações do Ministério Público e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que formam listas submetidas aos tribunais. As cortes selecionam três nomes e enviam para a escolha do presidente.

Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, o senador Flávio Bolsonaro (RJ), filho do presidente, é considerado peça-chave para a negociação das listas com nomes de candidatos que os tribunais apresentarão ao presidente.

Ainda segundo a jornalista, o ministro do STF Supremo Tribunal Federal Nunes Marques, que já integrou o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), vem sendo apontado como um dos interlocutores preferenciais de Bolsonaro para o preenchimento das vagas. Seu gabinete já estaria recebendo romaria de futuros candidatos.

Como fica a configuração dos TRFs:
- TRF-1: 43 desembargadores (eram 27)
- TRF-2 (RJ e ES): 35 desembargadores (eram 27)
- TRF-3 (SP e MS): 55 desembargadores (eram 43)
- TRF-4 (região Sul): 39 desembargadores (eram 27)
- TRF-5 (CE, RN, PB, PE e SE): 24 desembargadores (eram 15)
- TRF-6 (MG), a ser criado, ficará posteriormente com 18 desembargadores do TRF-1


Fale conosco