• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 28 de junho de 2025

Relatora prevê “votação tranquila” e Mendonça novo ministro do Supremo Tribunal Federal

Segundo Eliziane Gama (Cidadania-MA), demora de Alcolumbre para pautar sabatina reverteu rejeição do ex-AGU no Senado


uol

Publicada em: 01/12/2021 10:20:51 - Atualizado

Relatora da indicação de André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal (STF), a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) afirmou, nesta quarta-feira (1º/12), que o ex-ministro da Justiça deverá ter o nome aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, no plenário do Senado Federal.

Segundo a parlamentar, a demora do presidente do colegiado, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), em pautar a sabatina reverteu o quadro de rejeição ao nome do ex-advogado-geral da União na Casa.

“Há algumas semanas havia uma certa celeuma, uma certa polêmica em torno do nome dele e isso acabou se dirimindo. O tempo, a demora na sabatina da indicação, acabou abrindo um cenário que o favoreceu”, explicou, sinalizando que será uma “votação tranquila” e com número de votos favoráveis em plenário acima de 49.

A senadora, que é a primeira mulher a relatar uma indicação à Suprema Corte, defendeu que o relatório partirá de uma “avaliação técnica e não ideológica”.

“Houve uma polemização no nome do André por questão ideológica. Essa demora também trouxe uma mobilização maior. Sinto, hoje, que ele poderá ter uma aprovação aqui e no plenário”, prosseguiu Eliziane.

“Terrivelmente evangélico”

Mendonça, o candidato “terrivelmente evangélico”, foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 13 de julho, um dia depois da aposentadoria de Marco Aurélio Mello. Desde então, o STF tem apenas 10 magistrados.

Nesse período, Mendonça fez peregrinação pelo Senado, onde visitou mais de 90% dos parlamentares atrás de apoio.


Fale conosco