Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 20 de fevereiro de 2025
RONDÔNIA: O governo de Rondônia intensifica a importância da conscientização e do diagnóstico precoce por meio das campanhas “Fevereiro Roxo”, que alerta sobre lúpus, fibromialgia e Alzheimer, e “Fevereiro Laranja”, dedicada à leucemia. O objetivo é orientar a população sobre os sintomas dessas doenças e onde buscar atendimento.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as campanhas de conscientização impactam diretamente a população, com o objetivo de promover a saúde, informando e estimulando a conscientização. “O governo segue atuando para fortalecer a saúde, com iniciativas que asseguram o bem-estar do cidadão”, salientou.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou o engajamento das unidades de saúde em atender à população. “Temos especialistas qualificados para fornecer um atendimento eficaz e humanizado aos cidadãos rondonienses.”
FEVEREIRO ROXO
Neste mês, a cor roxa simboliza o combate ao lúpus, fibromialgia e doença de Alzheimer. Embora cada uma dessas doenças tenha características próprias, todas incluídas na complexidade e nos desafios enfrentados pelos pacientes, muitas vezes são invisíveis para a sociedade.
Lúpus: doença autoimune que afeta principalmente mulheres jovens, causando fadiga, dores articulares, lesões na pele e sensibilidade ao sol. O diagnóstico precoce é essencial para o tratamento adequado.
Fibromialgia: provoca dores generalizadas, fadiga intensa, distúrbios do sono e dificuldades de concentração, podendo estar associada à depressão e ansiedade.
Alzheimer: doença neurodegenerativa que compromete a memória, a capacidade de raciocínio e orientação espacial, evoluindo para dificuldades na comunicação e na realização de tarefas diárias. Seu avanço está ligado ao envelhecimento da população, afetando milhões de pessoas em todo o mundo.
FEVEREIRO LARANJA
A cor laranja representa a campanha de combate à leucemia, um tipo de câncer que afeta o sangue e a medula óssea. Segundo o Ministério da Saúde, somente em 2024 foram registrados 11,5 mil novos casos no Brasil. A leucemia não é contagiosa nem hereditária, mas fatores genéticos e ambientais podem influenciar seu desenvolvimento. Os principais sintomas incluem fadiga, palidez, sangramentos frequentes, manchas roxas na pele, febre persistente e infecções recorrentes.
O hematologista do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), Paulo Ganacini, explicou a importância de hábitos saudáveis na prevenção da doença. “Evitar a exposição à radiação ionizante, aos produtos químicos (para outras neoplasias); aos agrotóxicos, um problema recorrente em nosso estado, e às substâncias aromáticas como o benzeno, podem reduzir os riscos.”
ONDE BUSCAR ATENDIMENTO
Caso os usuários identifiquem algum dos sintomas relatados, o primeiro passo é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Lá, será realizado um cadastro na regulação com os dados do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Em seguida, o paciente será contatado por telefone para receber informações sobre os dados, horário e local da consulta com o especialista ou do exame. É fundamental que os dados do cartão SUS estejam atualizados, incluindo endereço e número de contato. Caso seja necessário, uma atualização poderá ser feita na UBS mais próxima.