Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 14 de maio de 2025
O Ministério da Saúde divulgou que enviou, nessa quinta-feira (23/9), a todos os estados e ao Distrito Federal as primeiras doses a serem aplicadas nos jovens de 12 a 17 anos com comorbidades. São 1,8 milhão de vacinas da Pfizer/BioNTech destinadas para essa parcela da população.
A pasta afirma que além dos adolescentes com comorbidades e com deficiência permanente, também estão sendo enviadas doses de reforço para idosos acima de 70 anos e pessoas imunossuprimidas. Ainda estão sendo distribuídos imunizantes para aplicação da segunda dose na população brasileira.
No total, são mais de 5 milhões que serão distribuídas nas próximas 48 horas pelo Ministério da Saúde. “Nesta remessa, foram enviadas 937,5 mil doses de Astrazeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil, e 4,1 milhões de doses da Pfizer/BioNTech”, destaca a pasta.
“As vacinas serão enviadas para estados e Distrito Federal, que são responsáveis por direcionar os quantitativos adequados aos municípios e garantir a equidade sem causar prejuízos ou privilégios à evolução da vacinação da população”, disse o ministério.
O governo federal ressaltou que o objetivo é completar os esquemas vacinais “ao mesmo tempo, incluindo as doses adicionais e doses de reforço nos públicos-alvo”.
O Ministério da Saúde já concluiu o envio de imunizantes para vacinar com a primeira dose toda população brasileira acima de 18 anos. Foram distribuídas 287,9 milhões de vacinas para as unidades da Federação.
Até o momento, 142,6 milhões de pessoas já tomaram uma dose. Isso equivale a 90,2% do público-vacinável, que abrange 158 milhões de brasileiros. A segunda dose também tem chegado a cada vez mais pessoas: 82,2 milhões já completaram o ciclo vacinável e estão imunizados. O número representa 52% do público-alvo.