Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 21 de dezembro de 2024
RETA FINAL DA DISPUTA EM PORTO VELHO TEM TENSÃO, EMOÇÃO, CORRIDA POR APOIOS E VAI FERVER ATÉ O DIA 27
São apenas mais duas semanas de campanha. Vapt, Vupt! No outro sábado, já tem o debate da SICTV/Record, agora com somente os dois finalistas. No dia 25, ainda a ser confirmado, o último confronto, desta vez na TV Rondônia/Globo. Serão certamente dois momentos de grande decisão, principalmente o da SIC, porque terá mais tempo para repercussão. Mariana Carvalho e Léo Moraes estão com seus times nas ruas, levando suas mensagens, pedindo votos, lutando pelo apoio de cada um dos porto-velhenses. Mariana segue com algumas vantagens, além do apoio de todos os 23 vereadores eleitos, apenas para dar um exemplo. Sua campanha de rua já é muito forte.
Na última terça-feira, ao anoitecer, ela mostrou a força da campanha em dois locais bem diferentes. Na zona leste, avenida Amazonas com Mamoré, um grande contingente de formiguinhas e cabos eleitorais fizeram um grande pit stop. Pouco depois, na avenida Santos Dumont, na área do Espaço Alternativo, houve a plotagem de dezenas de carros. Já Léo está fazendo pequenas, mas importantes incursões, ele a frente uma camionete, seguido de uma dúzia de carros, mas andando por diferentes áreas da cidade, falando de seus projetos e pedindo apoio do eleitor. Mariana fechou o primeiro turno com mais de 47 mil votos de diferença em relação a Léo Moraes e este é, sem dúvida, o maior desafio do segundo colocado: mudar este quadro que, na fase inicial da campanha, foi muito mais positivo para Mariana.
Os dois estão tentando cooptar o apoio de Célio Lopes, o representante do PDT e do PT que foi uma surpresa nas urnas, conseguindo quase 30 mil votos. Ao menos até a noite desta quinta, Célio ainda não tinha se decidido. Ele voltou a trabalhar normalmente no seu escritório de advocacia e disse a este Blog que seu partido ainda iria se reunir para decidir qual o rumo tomará. Nas redes sociais já surgiram afirmações de que ele estará do lado desta ou daquele, mas, ao menos oficialmente, ainda não há decisão.
E os demais candidatos? Euma Tourinho também não se pronunciou até agora. Benedito Alves confirmou apoio a Mariana. A tendência é de que Ricardo Frota, do Partido Novo, fique ao lado de Mariana, embora também não haja ainda questão fechada. Ele disse que bate o martelo o mais rápido possível. Samuel Costa tende a ficar fora, sem apoiar um ou outro. A verdade é a que corrida pelo eleitor de intensificou e, certamente, a curta campanha do segundo turno será muito mais tensa, mais disputada e bem mais quente do que a morna, quase fria, do primeiro turno.
Aparentemente, Mariana tem vantagens consistentes. Mas não se pode subestimar o poder eleitoral de Léo Moraes em Porto Velho. Ela teve 111 mil votos, com muitos apoios e ele, praticamente sozinho, teve 64 mil. Nesta sexta volta o horário eleitoral gratuito, com inserções de tempos iguais (5 minutos ) para cada um dos dois. Enfim, é uma batalha de gigantes. A disputa pode ser até o último voto. Emoções até o domingo, dia 27, não vão faltar.
ELEIÇÃO NA OAB: PELA PRIMEIRA VEZ, TODA A VOTAÇÃO SERÁ ONLINE, PARA OS 50 MIL ADVOGADOS RONDONIENSES
Os quase 50 mil advogados de Rondônia começam a se envolver num assunto de grande interesse de toda a categoria: a eleição para o comando da OAB para os próximos três anos. Por enquanto, está apresentada apenas uma chapa, a comandada pelo atual presidente, Márcio Nogueira que, aliás, na sua gestão, colocou a entidade rondoniense num outro patamar, inclusive sendo destaque em nível nacional por mais de uma vez. Outras chapas podem ser inscritas até o próximo dia 18 deste mês e os detalhes para isso estão no site da entidade, com todas as orientações. A grande inovação da eleição deste ano, é que ela será totalmente online. O próprio presidente Marcio Nogueira, que concorre à reeleição, anuncia que a votação será 100 olor cento neste sistema. “As eleições da Ordem estão prestes a transformar a participação democrática da advocacia rondoniense. Com a decisão de realizar todo o processo de votação de forma online, a OAB-RO não apenas moderniza o pleito, mas também amplia as oportunidades para que advogados e advogadas de todo o Estado se envolvam ativamente na definição dos rumos da Ordem”. A mobilização já começou, para mais esta eleição histórica da OAB de Rondônia.
VEREADOR ELEITO DIZ EM VÍDEO QUE NO SEU TEMPO “BANDIDO ERA QUEM TINHA UM 38 NA CINTURA E UM CIGARRO DE MACONHA”!
O nome é Jeovane Ibiza. O jovem, eleito vereador em Porto Velho pelo partido Agir, com 2.235 votos, é pouco conhecido fora da zona leste e da área do Orgulho do Madeira, onde se concentrou a maioria do seu eleitorado. Mas no Instagram ele é famoso. Tem mais de 33 mil seguidores. Ele coloca no ar vídeos com opiniões que, assistidos por quem não tem conhecimento mais profundo do mundo em que ele vive, chegam a assustar. Num deles, não de agora, mas de algum tempo atrás, Ibiza está num carro e gravou frases como “no meu tempo, bandido era quem tinha um 38 na cintura, Racionais no carro e um cigarro de maconha. Hoje em dia os caras vão a festas com pirulitozinho na boca, leitizinho fazendo bolinha e dançando TikTok. Que que é isso, rapaz?” Logo depois do resultado das urnas, neste domingo à noite, o vídeo de Ibiza explodiu nas redes sociais, mas principalmente distribuídos entre grupos de Wattsapp. Certamente, em sua nova função pública, Jeovane vai ter que medir um pouco mais suas palavras, suas gravações e seus apoios, para não cair em desgraça ante a maioria da opinião pública e das autoridades de todos os níveis. Vamos ver quais serão os caminhos que o jovem Jeovane Ibiza vai seguir como novo vereador da sua cidade.
MOSQUINI SAI DA MESMICE DOS RESULTADOS DAS ELEIÇÕES E FAZ HOMENAGEM ESPECIAL A QUEM NÃO SE ELEGEU
Uma inusitada postagem nas redes sociais, do deputado federal Lúcio Mosquini, presidente regional do MDB, se destacou nesta semana pós eleições municipais. Por que? Ora, porque, como raramente se vê, ele começou fazendo loas, homenageando e destacando não os vencedores da disputa, como sempre acontece, mas, ao contrário, o fez em direção, primeiro, dos perdedores. “Estou passando aqui para te parabenizar. Você aí que foi candidato e não ganhou as eleições, você, pra mim, é um guerreiro”. Prosseguiu no vídeo, que bombou na internet: “Você teve a coragem de ser candidato. Você foi às ruas, pegou na mão, pediu um voto, sentou com a pessoa, ouviu um problema, você foi gigante. Você que perdeu, tem o meu respeito e consideração, porque você aumentou seu conceito de humildade. Você não é mais a mesma pessoa! Você diminuiu a quantidade de orgulho que tinha no seu coração e a partir de hoje, é um ser humano diferente, porque entendeu que nós dependemos uns dos outros. Agradeça a Deus pelos votos que conquistou e receba todos os meus cumprimentos”. Ainda na segunda parte do vídeo, é claro, Mosquini elogiou e homenageou os vencedores e colocou seu mandato à disposição dos eleitos, para apoiar propostas e projetos em benefício das comunidades. Foi um depoimento diferente, no meio das mesmices que se ouve e vê em todas as eleições, antes, durante e depois.
ATÉ QUANDO VAI DURAR A AUTORIZAÇÃO PARA ASFALTAR A BR 319? SÓ ATÉ OUTRA ONG EXERCER SEU PODER DE MANDO!
Ao menos até que outra ONG internacional, dessas centenas que mandam e desmandam na Amazônia, consiga nova decisão judicial que atenda os interesses que elas representam no nosso país, as obras de asfaltamento da BR 319 estão autorizadas a recomeçarem. Decisão do desembargador Flávio Jardim, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, cassou decisão de uma juíza da Vara Federal Ambiental e Agrária, que havia acorrido a atender pleito de uma ONG, mesmo contra os interesses maiores da população amazônida, mandando suspender todas as obras. Ora, esse pacote de decisões judiciais, uma se contrapondo à outra, é um jogo que se arrasta há longos anos. Um magistrado autoriza a obra. Outro a suspende. Vem um terceiro e manda tocar em frente. Vem outro e manda parar. Um representante do Ministério Público Federal apoia o reasfaltamento. Outro, em outro Estado ou em outra instância, exige a paralisação. Tudo isso deixa claro que uma obra vital para pelo menos 20 milhões de pessoas que vivem na nossa região; que vai possibilitar a única ligação por terra entre o Amazonas, Rondônia e o restante do Brasil e que é por demais importante para nosso desenvolvimento, é tratada de forma ideológica e atendendo os grandes interesses de corporações, empresas e governos que querem nossas riquezas. Por enquanto, o asfalto na 319 está mantido. Até quando? Só as poderosas ONGs podem responder...
MAIS UMA MÉDICA AGREDIDA: SINDICATO REPUDIA ATAQUE, EXIGE MAIS SEGURANÇA E MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO
“A culpa não é do Médico!” A campanha liderada pelo Sindicato Médico de Rondônia, o Simero, tem deixado claro que os problemas relacionados com os sérios problemas na estrutura de atendimento à população. Registro de agressões a vários profissionais têm direcionado a ira de alguns desequilibrados contra os médicos, quando eles, muitas vezes, trabalham mais do que seus horários e atendem os pacientes inclusive em locais em que as condições de trabalho são ruins e onde até faltam os mínimos equipamentos e medicação. Nesta semana, mais yum caso absurdo de agressão foi registrado contra uma médica, enquanto ela atendia no plantão do Ana Adelaide. O caso aconteceu no domingo e a diretoria do Simero, comandado pela dra. Flávia Lenzi, emitiu nota de apoio à profissional e lamentou que “mais uma vez, o médico foi injustamente culpabilizado e vítima de agressão física. A profissional estava cumprindo suas atribuições e, comprovadamente, atendendo outro paciente no momento do covarde ataque. Infelizmente, a falta de responsabilidade dos gestores, têm contribuído para situações como esta. Mesmo no local estando todos os disponíveis no plantão, essa série de problemas recorrentes geram desconfiança, estresse e, como vimos, culmina em episódios de violência contra quem está trabalhando. Não toleraremos mais que os médicos paguem, tanto física quanto mentalmente, por uma culpa que não é deles”. Depois de repudiar o covarde ataque, a direção do Simero destacou, na nota, que “não podemos mais aceitar que a falta de segurança e de condições mínimas de trabalho continue a expor médicos e a população a riscos”.
SÓ DUAS MULHERES NA CÂMARA. EM DESTAQUE, SOFIA ANDRADE, DE DIREITA, APOIADA PELO CASAL BOLSONARO
Em Porto Velho, as mulheres não conseguem aumentar seu espaço na Câmara de Vereadores. Embora entre os mais de 430 nomes que concorreram às 23 cadeiras houvesse um número bastante significativo de representantes do sexo feminino, o eleitor não deu a elas maiores oportunidades. Na última legislatura, havia duas mulheres na Câmara: Elis Regina e Márcia Socorrista. Elis representa o sindicalismo na Prefeitura e é da sua liderança nesta área, que ela tem estado entre os edis mais votados. Repetiu esse ano, com mais de 4 mil votos. Márcia ficou fora, com pouco mais de 1.500 votos. Mas surge, como uma nova força política, a empresária Sofia Andrade, que ficou famosa na internet por sua defesa intransigente do ex-presidente Bolsonaro e das teses ideológicas da direita. Sofia se destacou por ser a única vereadora a ter, na sua campanha, mensagens de apoio não só do próprio Bolsonaro, mas também da ex-primeira dama Michelle. Ela foi eleita com 3.359 votos e publicou um vídeo de agradecimento e destacando: “Vamos pra cima que Porto Velho agora tem vereadora de direita”. Olho na Sofia, porque ela deve se tornar um dos destaques na Câmara Municipal!
EYDER FEZ VOTAÇÃO PÍFIA PARA VEREADOR, MAS GANHOU A CADEIRA DE AFFONSO CÂNDIDO NA ASSEMBLEIA
Sorte e azar existem também na política? Se existem, o ex-sargento do Exército e ex-deputado estadual Eyder Brasil experimentou os dois extremos, no mesmo dia. No final, teve muito mais sorte que azar. O lado ruim: candidato a vereador da Capital, ele fez menos do que pífios 500 votos. Poderia ser o sepultamento de uma carreira política, depois de também não ter conseguido se reeleger para a Assembleia Legislativa, ficando na primeira suplência. Quando as urnas se fecharam, Eyder estava derrotado. Mas....pouco depois, encerrou-se a votação para eleger o prefeito de Ji-Paraná. Contra a maioria dos prognósticos até poucos dias antes do pleito, o deputado estadual Affonso Cândido ganhou fácil a eleição na segunda maior cidade do Estado. Abriu-se uma vaga no parlamento estadual. E quem entra na vaga do prefeito Affonso? Ora, o até às 15h59min do domingo azarado Eyder Brasil, que ressurgiu das cinzas. Será deputado titular por mais dois anos. No primeiro minuto depois das 16 horas do domingo, o desespero de Eyder se transformou em festa. Foi azar? No final, foi mesmo muita sorte!
PERGUNTINHA
Depois do que aconteceu nesta quinta-feira à noite, no jogo da Seleção Brasileira contra o Chile, você ainda tem esperança de que possamos ir à próxima Copa do Mundo dos Estados Unidos, Canadá e México ou acha que, infelizmente, corremos o sério risco de não passarmos pelas Eliminatórias, pela primeira vez desde 1930?