• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024

'Gritava de dor', diz mãe de jovem que morreu após extrair dentes do siso em SP

Os pais levaram o caso às redes sociais e reuniram mais de 60 mil assinaturas para pedir que fosse criada uma normativa para a extração do siso.


G1

Publicada em: 17/07/2023 10:40:06 - Atualizado

BRASIL: Uma jovem de 18 anos morreu no interior de São Paulo depois de complicações provocadas pela retirada dos dentes do siso. A história da Isadora Belon Albanese repercutiu nas redes sociais e acendeu um alerta sobre os riscos desse procedimento e os cuidados que precisam ser tomados antes e depois da cirurgia.

Isadora era a única filha de Ricardo e Graziela. Este ano, a jovem começou a sentir desconforto no dente do siso do lado direito e decidiu extrair os dois dentes dessa região.

A dentista recomendou que ela também extraísse o dente do siso do lado esquerdo como precaução. No entanto, algo inesperado aconteceu durante a extração do dente do siso do lado esquerdo. Após a segunda cirurgia, Isadora experimentou dois dias de intensa dor.

"Ela já foi no nosso quarto gritando de dor e falando: eu não aguento mais, eu não aguento mais. A dentista me acalmou e falou: não, isso é previsto, calma, vamos trocar o antibiótico [...] ela teve falta de ar”, relatou a mãe de Isadora.

Isadora foi internada e morreu dois dias depois. Os pais levaram o caso às redes sociais e reuniram mais de 60 mil assinaturas para pedir que fosse criada uma normativa para a extração do siso.

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo recebeu o pedido, mas disse que não é possível impor uma norma única para a extração do dente do siso. O órgão é que fiscaliza esses profissionais sempre que recebe uma denúncia.

"Um protocolo eficiente, ele dá ao profissional liberdade de escolha entre a manobra técnica que ele achar a mais pertinente, bem como de pra aplicar o melhor medicamento para aquele evento cirúrgico planejado", explicou Sidney Neves, especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.

O médico ainda esclarece que a extração do dente do siso em si não é uma causa comum de morte.

"Na verdade, ela não morreu tirando o dente do siso. Normalmente está relacionado a um processo infeccioso e vale lembrar que são muito raros. A cirurgia do siso é um procedimento extremamente seguro, destacou o especialista.

Paciente que teve complicações, precisa fazer fisioterapias após extração

Outro caso mostrado na reportagem também retrata possíveis complicações desse tipo de cirurgia. A fotógrafa Alessandra Alves ainda faz fisioterapia pra recuperar os movimentos da boca depois de tirar dois sisos no começo de junho.

"Os músculos estão bem atrofiado, não consigo abrir a boca totalmente ainda pra comer. Foi bastante traumático", relatou Alessandra.

No dia seguinte à cirurgia, Alessandra começou a perceber que algo estava errado. O inchaço repentino na lateral da bochecha, que se espalhou para o pescoço fez com que ela tivesse que ir para o hospital. Em razão das complicações, Alessandra foi internada duas vezes. Ao todo, ela ficou 22 dias na unidade de saúde.



Fale conosco