• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024

PF prende 'Cabelo de Bruxa', um dos assaltantes de banco mais procurados do país

Homem integrava quadrilhas armadas especializadas em grandes assaltos em Mato Grosso


r7

Publicada em: 10/08/2023 10:25:28 - Atualizado

BRASIL: A Polícia Federal prendeu o assaltante de banco apontado como um dos criminosos mais procurados do país. Conhecido como "Cabelo de Bruxa", o então foragido integrava quadrilhas armadas especializadas em grandes assaltos em Mato Grosso. A prisão ocorreu nessa quarta-feira (9) em Manaus (AM).

Cabelo de Bruxa, de 50 anos, havia sido condenado a 17 anos de prisão pela 2ª Vara Criminal de Cuiabá (MT) pelos crimes de porte ilegal de arma, roubo qualificado, formação de quadrilha, cárcere privado e receptação.

Ele integrou quadrilhas armadas especializadas em grandes assaltos, com domínios de cidades no interior de Mato Grosso, conhecido como "novo cangaço" e estava foragido desde 2018.

O criminoso foi encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas para procedimentos de praxe e se encontra à disposição da Justiça.

Roubos e furtos

Dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua do último trimestre de 2021 mostram que grande parte dos roubos e furtos ocorridos no país não chega ao conhecimento das autoridades policiais. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em apenas 44,8% dos casos de furto na rua, ocorridos no período de um ano antes da pesquisa, as vítimas relataram ter procurado a polícia.

Mesmo entre essas pessoas, nem todas registraram a ocorrência. Daqueles que procuraram ajuda da autoridade policial, 11,2% decidiram não fazer o registro formal na delegacia. Nos casos de roubo, 57,9% das vítimas assaltadas na rua não procuraram ajuda da polícia, assim como 57,1% daquelas que foram roubadas dentro de casa e 52,4% daquelas que foram forçadas a entregar sua bicicleta ao assaltante.


Fale conosco