Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de agosto de 2025
BRASIL: O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez uma defesa da independência do Poder Judiciário no Brasil, nesta sexta-feira (22/8), e ressaltou que não há medo de agir de acordo com o que diz a Constituição Federal.
A uma plateia de empresários, políticos e outros ministros da Corte, no evento do Fórum Empresarial Lide, no Rio de Janeiro, Moraes foi enfático: “Juiz que não resiste à pressão, que mude de profissão”, disse ele.
O ministro enfatizou, ainda, a autonomia do Judiciário brasileiro: “Apesar de todos os ataques, mantivemos um Poder Judiciário independente no Brasil. O Judiciário só é respeitado pela independência. Um Judiciário vassalo não é independente. No Brasil, o Judiciário é independente e corajoso”, afirmou.
Diante de pressões para não julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com atuação do governo dos Estados Unidos, que aplicou restrições a Moraes e ao Brasil, o ministro do STF ainda frisou: “Podem continuar os ataques. De dentro e de fora”.