• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 1 de novembro de 2025

Comando Vermelho usa armas da Europa, drones e roupas camufladas: "Arsenal de guerra"

Facção utiliza táticas de guerrilha para enfrentar forças policiais


cnn

Publicada em: 31/10/2025 10:35:03 - Atualizado

Ao longo dos anos, o CV (Comando Vermelho) aprimorou o "arsenal de guerra" que utiliza nos confrontos contra a polícia e grupos rivais do Rio de Janeiro.

Durante a megaoperação de terça-feira (28), a mais letal da história do Brasil, os integrantes da facção usaram armas fabricadas na Europa, tecnologias como drones, além de roupas camufladas.

As novas táticas nas "batalhas campais" e os armamentos usados mostram uma espécie de "escalada bélica". Armas de uso das forças armadas de países da América do Sul foram encontradas entre os 91 fuzis apreendidos durante a ação policial.

Arsenal do CV

Entre as armas apreendidas, estão modelos da Venezuela, Argentina, Peru e Brasil. Os fuzis apreendidos são, em sua maioria, dos calibres 5.56 e 7.62, fabricados principalmente no Velho Continente. Segundo a Polícia Civil, muitos chegam ao Brasil por rotas que passam pelo Paraguai.

Índícios apontam que criminosos transportam apenas partes das armas e que completam os componentes com peças adquiridas legalmente pela internet.

De acordo com Paulo Storani, ex-capitão do Bope, hoje o CV tem acesso a armas como fuzis de modelo G3, uma arma considerada extremamente sofisticada.

Ainda segundo ele, são vistas em posse de integrantes da facção AKs-47, modelo de fuzil usado por exécitos europeus e da Venezuela, e FAls, tipo utilizado pelas forças armadas brasileiras.


Fale conosco