• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de junho de 2026

Defensor da exploração da Foz do Amazonas, Lula cobra fim de combustíveis fósseis na COP

Discurso do presidente durante abertura da Cúpula de Líderes ocorre em meio a contradições na política ambiental do próprio governo


terra

Publicada em: 06/11/2025 18:11:36 - Atualizado


BRASIL: Durante a abertura da Cúpula de Líderes da COP-30, realizada nesta quinta-feira, 6, em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou o compromisso do Brasil com o combate à crise climática e propôs a construção de um “mapa do caminho” para substituir os combustíveis fósseis.

O discurso, no entanto, ocorre em meio a contradições na política ambiental do próprio governo, especialmente diante da liberação para atividades de exploração de petróleo na Margem Equatorial da Foz do Amazonas, tema que tem dividido ministérios e provocado críticas de ambientalistas.

Em sua fala, Lula afirmou que “acelerar a transição energética e proteger a natureza são as duas maneiras mais efetivas de conter o aquecimento global”. O presidente reconheceu que há obstáculos, mas reforçou a necessidade de cooperação global e planejamento.

“Estou convencido de que, apesar das nossas dificuldades e contradições, precisamos de mapas do caminho para, de forma justa e planejada, reverter o desmatamento, superar a dependência dos combustíveis fósseis e mobilizar os recursos necessários para esses objetivos”, disse Lula.

“Interesses egoístas imediatos preponderam o seu bem comum de longo prazo. É o momento de levar a sério os alertas da ciência. É hora de encarar a realidade e decidir se teremos ou não a coragem e a determinação necessárias para transformá-la", acrescentou o presidente.


Fale conosco