Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 7 de novembro de 2025

BRASIL: Durante a abertura da Cúpula de Líderes da COP-30, realizada nesta quinta-feira, 6, em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou o compromisso do Brasil com o combate à crise climática e propôs a construção de um “mapa do caminho” para substituir os combustíveis fósseis.
O discurso, no entanto, ocorre em meio a contradições na política ambiental do próprio governo, especialmente diante da liberação para atividades de exploração de petróleo na Margem Equatorial da Foz do Amazonas, tema que tem dividido ministérios e provocado críticas de ambientalistas.
Em sua fala, Lula afirmou que “acelerar a transição energética e proteger a natureza são as duas maneiras mais efetivas de conter o aquecimento global”. O presidente reconheceu que há obstáculos, mas reforçou a necessidade de cooperação global e planejamento.
“Estou convencido de que, apesar das nossas dificuldades e contradições, precisamos de mapas do caminho para, de forma justa e planejada, reverter o desmatamento, superar a dependência dos combustíveis fósseis e mobilizar os recursos necessários para esses objetivos”, disse Lula.
“Interesses egoístas imediatos preponderam o seu bem comum de longo prazo. É o momento de levar a sério os alertas da ciência. É hora de encarar a realidade e decidir se teremos ou não a coragem e a determinação necessárias para transformá-la", acrescentou o presidente.