• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 15 de novembro de 2025

Duas semanas após megaoperação, Polícia do Rio faz novo ato contra membros do CV

Agentes se concentram em pontos da Baixada Fluminense; fase da operação em outubro foi o dia mais letal da história do Brasil


terra

Publicada em: 14/11/2025 10:35:57 - Atualizado

BRASIL: A polícia do Rio de Janeiro realiza, nesta sexta-feira, 14, mais uma etapa da Operação Contenção, que tem como objetivo combater a expansão da facção criminosa Comando Vermelho (CV). Na ação desta sexta, os agentes se concentram em pontos da Bacia do Éden, Castelinho e regiões adjacentes, no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Até o momento, oito suspeitos foram presos.

Participam da força-tarefa agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Batalhão de Operação Policiais Especiais (Bope), com apoio de outras unidades.

A operação é resultado de uma investigação policial da DRE-CAP desenvolvida por 11 meses. A ação visa ao cumprimento de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão. Além das oito prisões realizadas, duas pistolas e drogas foram apreendidas.

Entre os alvos das medidas cautelares está o irmão de um vereador, cujo nome ainda não foi revelado pela Polícia Civil, além de pessoas próximas a ele. Todas são investigadas por possível envolvimento com o núcleo da facção que atua na região.

Além do cumprimento das medidas cautelares, a ação busca conter o avanço territorial da organização criminosa, prender integrantes já identificados, arrecadar novas provas, identificar patrimônios ilícitos para posterior bloqueio judicial, bem como apreender drogas, armamentos e remover barricadas e obstáculos que restringem o direito de ir e vir da população local.

A etapa de 28 de outubro da mesma operação resultou no dia mais letal da história do Brasil, com mais de 100 mortos, incluindo quatro policiais. O dia seguinte à ação das Polícias Civil e Militar amanheceu com moradores dos Complexos do Alemão e da Penha removendo dezenas de corpos de regiões de mata onde houve confronto com a forças de segurança.

De acordo com o Governo do Estado, que classificou esta fase da Contenção como um "sucesso", a operação apreendeu mais de uma tonelada de drogas e 118 armas, incluindo 93 fuzis. A ação também culminou na prisão de 113 pessoas, mas falhou em deter a principal liderança do CV, o criminoso Doca.

Na última quarta-feira, 12, sete chefes do Comando Vermelho (CV) foram transferidos do Rio de Janeiro (RJ) para presídios federais de segurança máxima, segundo o governador do Estado, Cláudio Castro (PL).

De acordo com o governador, ele procurou o Ministério da Justiça e conseguiu a liberação de vagas no Sistema Penitenciário Federal. "Essa é mais uma etapa do trabalho que estamos fazendo para enfraquecer as facções, cortar suas conexões e devolver tranquilidade à população fluminense", escreveu em uma publicação nas redes sociais.



Fale conosco