• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 22 de setembro de 2024

Prefeitura reforça fiscalização para impedir invasões em áreas de preservação ambiental

Invasores não respeitam placas de advertência e constroem muros e cercas


SMC

Publicada em: 01/08/2023 10:46:35 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Com o objetivo de impedir invasões e o descarte incorreto de lixo e entulhos nas áreas de preservação na Vila Nova do Teotônio, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), vem reforçando o trabalho de fiscalização e acompanhamento da situação desses espaços.

“Estabelecemos uma rotina de monitoramento semanal nessas áreas onde foram instaladas as placas de advertência. Essa rotina possibilita impedirmos o êxito de invasão nas áreas de Preservação Permanente (APP’s). Foi o que aconteceu na última sexta-feira (28), quando detectamos que pessoas estavam iniciando ocupações irregulares em áreas de APP’s”, informou Roberval Zúniga, coordenador municipal de Restauração Ambiental.

Zúniga também informou que, em parceria com o Departamento de Fiscalização da Sema, estão providenciando uma forma célere para a demolição de uma cerca e um muro que a equipe de fiscalização encontrou dentro dos limites de uma área de APP.

PLACAS

Durante trabalho voltado para a educação ambiental na localidade (em maio deste ano), a Sema instalou placas indicando as áreas de interesse ambiental e outras de advertência, chamando a atenção do público para o descarte incorreto de lixo e entulhos, como forma de respeitar e preservar a natureza.

Nessas placas de advertência constam dizeres para que não joguem lixo em locais proibidos, telefone de contato para denunciar os infratores e número das leis federal e municipal que tratam sobre crime ambiental.

DENÚNCIA

A Sema realiza esse trabalho em diversos bairros da capital e outras localidades, a exemplo da Vila Nova de Teotônio, com o intuito de orientar a população a respeitar o meio ambiente e ajudar a cuidar melhor da cidade. Além de fazer o monitoramento, os fiscais orientam os moradores a denunciar os infratores pelo 0800 6471320 ou (69) 98423-4092.


Fale conosco