Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 28 de abril de 2025
PORTO VELHO, RO: Após enfrentar uma seca histórica, o rio Madeira registrou elevação no nível das águas, permitindo que as hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio retomassem a operação de pelo menos metade de suas unidades geradoras.
Em setembro, ambas as usinas precisaram reduzir drasticamente a capacidade devido à baixa vazão do rio.
Em outubro, o Madeira atingiu o nível mais baixo já registrado desde o início do monitoramento, em 1967, com apenas 19 centímetros. Nesta sexta-feira (29), o nível chegou a 5,50 metros, ainda abaixo da média de 6,16 metros para o período. Com isso, Santo Antônio passou a operar 30 turbinas, enquanto Jirau utiliza 25, gerando 1.700 e 1.000 megawatts, respectivamente, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
A seca extrema impactou fortemente a região amazônica, afetando ribeirinhos, pescadores e até a navegação no Porto Organizado de Porto Velho, que foi suspensa pela primeira vez na história.
A recuperação do nível do rio é atribuída às chuvas nas cabeceiras na Bolívia e no Peru, responsáveis por 70% da vazão do Madeira. A previsão é de que as chuvas na região se mantenham dentro da média nos próximos meses.