• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de setembro de 2025

Presidente da Assembleia eleva o tom e pede fim da perseguição a garimpeiros

“Garimpeiro não é bandido. Foram eles que ajudaram a desbravar o nosso Estado, são dignos e precisam do nosso apoio”, disse Redano...


Redação

Publicada em: 19/09/2025 09:53:49 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) voltou a cobrar respostas sobre as operações que resultaram na destruição de balsas e dragas no Rio Madeira. Segundo o parlamentar, a ação das forças federais vem penalizando trabalhadores humildes, homens, mulheres e até crianças, que são tratados como criminosos.

“Garimpeiro não é bandido. Foram eles que ajudaram a desbravar o nosso Estado, são dignos e precisam do nosso apoio”, disse Redano, em tom de indignação, ao usar a tribuna da Assembleia Legislativa. Para ele, a política ambiental está “de cabeça para baixo”, punindo quem tenta sobreviver enquanto o garimpo ilegal em grande escala continua a crescer sem controle.

O parlamentar citou os episódios em Humaitá e Manicoré como exemplos de violência desnecessária. Ele denunciou que, ao queimar as dragas, o próprio poder público acaba poluindo o rio: “Estas dragas queimadas estão derramando milhares de litros de óleo no Madeira, agravando o problema ambiental”, afirmou.

Redano disse que está convocando todos os setores da sociedade para uma audiência pública que busque a regularização da atividade garimpeira e o fim da destruição das balsas. “Não podemos aceitar que, em nome do meio ambiente, destruam o sustento de milhares de famílias”, concluiu.


Fale conosco