Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 27 de setembro de 2025
PORTO VELHO (RO) – O prefeito Léo Moraes (Podemos) está conseguindo algo raro na política: em pouco tempo de gestão, virou pauta obrigatória nas rodas de conversas, nas rádios e nos grupos de WhatsApp. O bom desempenho à frente da capital – com obras aceleradas, discursos firmes e uma agenda de “prefeito presente” – colocou seu nome no centro de uma especulação que pode mudar o jogo eleitoral: Léo estaria credenciado para disputar o Governo de Rondônia em 2026.
Analistas políticos são unânimes ao afirmar que, se a eleição fosse hoje, Moraes seria um dos nomes mais competitivos da chamada “nova safra”. O Podemos, partido que sempre flertou com protagonismo mas que ainda busca um nome majoritário de peso no estado, vê nele uma oportunidade de ouro para emplacar um projeto estadual.
Nos bastidores, circulou nos últimos dias um rumor de que Léo estaria alinhado com o deputado federal e pré-candidato Fernando Máximo (União Brasil). A informação foi rapidamente desmentida pelo próprio prefeito em entrevista a um podcast na capital, deixando claro que, se houver composição futura, será em termos políticos e estratégicos – e não um apoio automático.
Apesar de afirmar que deve cumprir o mandato até o fim, aliados de Moraes lembram que política é feita de oportunidade, e 2026 pode ser a chance perfeita para o Podemos lançar voo mais alto. Caso confirme o projeto, Léo poderá ser o principal representante do eixo “renovação” na disputa pelo Palácio Rio Madeira, enfrentando velhos caciques que já se preparam para mais uma eleição.