Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
1925 – A comunidade católica de Guajará-Mirim realiza eventos sociais para ajudar a conclusão da igreja Nossa Senhor do Perpétuo Socorro.
1951 – O juiz José de Melo e Silva condenou o assaltante João Martins, o “Homem Nu”, em razão de entrar despido nas casas, acusado de dezenas de furtos em Guajará-Mirim
1985 – O Posto Telegráfico Ji-Paraná, instalado pelo Marechal Rondon em 1930, foi recuperado pelo Beron e passa a ser, agora o “Museu de Comunicação de Rondônia”.
1991 – Em ofício enviado ao Ministério da Justiça, o governador Osvaldo Piana cobra o respeito do Governo federal ao texto da Constituição de 1988 relativo à Ponta do Abunã.
2006 – O escritor Luiz Carlos Cavalcanti lança em Porto Velho o projeto “Leitura no Ônibus”, tiragem de 10 mil exemplares, quinzenal e distribuição gratuita.
COMEMORA-SE
Dia da Liberdade da Imprensa, Dia do Silêncio, Dia do Oftalmologista, Dia Nacional de Prevenção da Alergia, Dia Mundial da Espondilite Anquilosante, Dia Internacional da Luta contra a Endometriose.
Católicos celebram Santa Rosa Venerini, Santa Flávia Domitila, Santo Agosti,nho Rosceli
BRASIL
1893 – Nasce Orestes Barbosa (m. 1966), compositor e poeta, autor de “Suburbana” e “Habeas-Corpus”. 1908 — O jornalista Gustavo de Lacerda funda a Associação Brasileira de Imprensa. 2007 - Primeira sessão do Parlamento do Mercosul.
MUNDO
1824 - Estreou, em Viena, a mais famosa obra de Beethoven: A Nona Sinfonia. 1945 - A Alemanha assinou a rendição incondicional perante os aliados, acaba II Guerra Mundial na Europa. 1973 - O jornal The Washington Post recebe o Prêmio Pulitzer pela investigação no escândalo de Watergate. 2010 — Revista Science publica o genoma do Neandertal, com provas de cruzamento do homem de Neandertal com humanos.
FOTO DO DIA
O “PAU DO FUXICO”
No final da década de 1940 ou início da década de 1950, Porto Velho contava com meio de comunicação eletrônica, até que o morador Fuad Nagib instalou um serviço eletrônico através de transmissão via alto-falantes colocados no alto de postes, serviço de grande valia para dar notícias, informar quem morrera, transmitir programas, como a “Voz do Brasil”, entrevistar visitantes e autoridades etc.
No interior, o primeiro foi em Guajará-Mirim, pelo cidadão Valdemar Lemos, as ‘bocas-de-som’ instaladas em postes, próximos a uma antiga caixa d’água da cidade.
Migrantes vindos pela BR-364 instalaram esses serviços
Sobre esses serviços, eis a opinião do historiador e membro fundador da Academia de Letras de Rondônia: “É só contextualizar no tempo que se verifica o quanto de bons serviços prestaram aos moradores”.
O mais famoso serviço de alto-falantes foi o de Ariquemes, duas bocas-de-som no alto de uma árvore de grande porte, cujos estúdios ficavam no mesmo bolicho onde era também restaurante, bar, hotel e rodoviária. O proprietário era o baiano conhecido por Cici, e na cidade que começava era comum ser o som chamado de “pau do fuxico do Cici” (F. Acervo Cláudio Santos).