• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 23 de novembro de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 19/05/2023 09:26:17 - Atualizado

1914 – O ex-presidente norte-americano Theodor Roosevelt é recebido como herói em Nova York, ao retornar da Expedição Roosevelt/Rondon pela Amazônia.

1921 – O major Salustiano Corea, nomeado, assumiu a interventoria do município (MT) de Santo Antônio do Rio Madeira, até a posse do prefeito a ser eleito em agosto .

1946 – Em Guajará-Mirim o governador Joaquim Vicente Rondon repete o discurso feito na capital”: “Temos de diversificar a economia como forma de fortalecer o Território”.

1946 – Jornal O Globo noticia ter, o presidente Eurico Dutra, a pretensão de criar um departamento, no Governo Federal, específico para assuntos dos Territórios.

COMEMORA-SE

Dia Nacional do Defensor Público, Dia Nacional de Doação de Leite Humano, Dia Nacional do Físico, Dia Nacional dos Acadêmicos de Direito, Dia Nacional de Combate à Cefaleia.

Católicos celebram São Crispim de Viterbo, Santo Ivo Sacerdote, São Partênio, São Colágero, Santo Urbano I, São Celestino V

BRASIL

1894 — Nasce o Marechal Henrique Teixeira Lott (m. 1984), que duas vezes salvou a democracia brasileira. 2002 — A religiosa Madre Paulina, durante muitos anos atuando no sul do Brasil, foi canonizada pelo Papa João Paulo II. 2006 – Morre o alpinista Vitor Negrete (n. 1967) horas após ser o 1º brasileiro a escalar o Monte Everest pela face norte.

MUNDO

1743 — Jean-Pierre Christin anuncia o desenvolvimento da escala de temperatura centígrada. 1802 — Napoleão Bonaparte funda a Ordem Nacional da Legião de Honra. 1950 — O Egito anuncia que o Canal de Suez está fechado para navios e comércio israelenses.

FOTO DO DIA

“CÉUS DE RONDÔNIA” OU “DO GUAPORÉ”?

A letra do Hino de Rondônia tem como autor o ex-governador Araújo Lima (patrono de rua importante de Porto Velho, mas conhecida por “Rua Abunã”), e a música é do ex-juiz José de Melo e Silva, mas o historiador Esron Penha de Menezes propunha que outros nomes fossem inseridos, como o do professor Enos Lins que modificou “o título, de Céus do Guaporé para Céus de Rondônia”.

Em artigo no site Expressaorondônia.com.br, o historiador Francisco Matias cita: “o poema foi composto em 1951 quando Araújo Lima esperava o trem em Guajará-Mirim, e musicado em 1962 por José de Melo e Silva”, mas que “os arranjos e partituras passaram pelas mãos dos músicos Francisco Morais e Antônio Pereira Dantas, ambos da banda da Guarda Territorial conforme Esron Menezes”.

Segundo Matias, “o hino é o único, de todos os de estados brasileiros a ter um nome: “Céus de Rondônia”.

Em 1981, sugerido pela professora Marise Castiel, o governador Jorge Teixeira, via decreto, o oficializou como Hino Oficial do Estado.

(F. Enos Lins, Jacira Rabello e Esron Menezes, da assessoria do governo em 1949)


Fale conosco