Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
1928 – O Banco Nacional Ultramarino (PORT) abre uma representação em Porto Velho, apta a enviar documentos e valores “para cidades, villas e aldeias em Portugal, Hespanha e Itália”.
1948 – O senador Artur Santos (PR), criticou a omissão do ministro da Aeronáutica com relação às buscas pelo tenente Fernando Gomes, desaparecido em 1945 na selva do Território.
1981 – Mais de 600 invasores de terras no Nova Porto Velho entram em conflito com policiais militares que escoltavam o oficial de Justiça em inspeção no local. 50 homens foram presos.
1989 – A Câmara Federal aprova o projeto de lei que cria a 14ª Região do Tribunal do Trabalho, com sede em Porto Velho e abrangência também no Acre.
2015 – Como em todo o país, em Rondônia também milhares de pessoas vão às ruas em protesto contra a corrupção e desatenção com a Saúde, a Educação e a Segurança.
COMEMORA-SE
Dia Nacional do Vigilante (Lei 7.102/6/83). Dia Mundial do Refugiado. Dia do Advogado Trabalhista. Dia do Revendedor.
Católicos celebram Nossa Senhora Consolata, São Metódio, São Silvério, Santo Adalberto de Praga, Santo Aurélio, Santa Margarida Ebner, Beatas (irmãs) Mfalda, Sancha e Teresa, Dia do anjo Pahaliah. BRASIL
1890 — A França é a primeira nação europeia a reconhecer a República brasileira. 1897 – Fundada, por 11 intelectuais, liderados por Machado de Assis, a Academia Brasileira de Letras. 1910 — Por proposta de Candido Rondon é criado o Serviço de Proteção aos Índios (SPI).
MUNDO
1840 — Samuel Morse recebe a patente do telégrafo. 1971 - Foi ao ar no México o primeiro episódio da série Chaves. 1993 – Primeira passagem de um trem pelo túnel sob o Canal da Mancha (Inglaterra e França).
FOTO DO DIA
Historicamente a região chamada “Ponta do Abunã” pertence a Rondônia desde a criação do Território Federal do Guaporé, em 1943 (Foto), e em seu Art. 1º a Lei Complementar 41/81, que criou o Estado de Rondônia, estabeleceu:
“Fica criado o Estado de Rondônia, mediante a elevação do Território Federal do mesmo nome a essa condição, mantidos os seus atuais limites e confrontações”.
Mas no final da década de 1980 o governo do Acre, que historicamente reivindicava aquela área, mandou ocupar as vilas de Extrema, Rio Novo e Nova Califórnia, instalando ali alguns serviços – alegando que a região estava a 346 Kms entre Porto Velho, sede do município, e Rio Novo, a vila na divisa com o Acre; ser de 170Km a distância da vila até a capital acreana, o que levava moradores da Ponta do Abunã a procurar atendimento em Rio Branco, especialmente na área de saúde.
Sem maior atenção da prefeitura em Porto Velho, e recebendo forte corrente migratória, moradores iam ser atendidos em Rio Branco, e o governo do Acre se instalou com vários serviços na região rondoniense, levando ao que se chamou à época de “Guerra de Extrema”, o que, felizmente, não aconteceu.