• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 19 de maio de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque

Dia Mundial de Combate à Poliomielite, Dia das Nações Unidas. Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento, Dia Internacional do Bucho


Redação

Publicada em: 24/10/2023 17:43:03 - Atualizado


O DIA NA HISTÓRIA
24.10.23 – BOM DIA!
Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
RONDÔNIA
1918 – A Intendência (Câmara Municipal) autoriza o superintendente (prefeito Joaquim A. Tanajura) a construir uma “Escola Mixta no Bairro Favela” - onde depois foi construído o colégio Auxiliadora.
1946 – Engenheiros da Fundação Sesp vem a Porto Velho para definir a implantação da rede de distribuição d’água e a construção da torre que vai distribuir o sistema pela cidade.
1957 – O atleta de Guajará José Pereira de Farias ganha a corrida “Cidade de Porto Velho”. Em 1958, representando o Território de Rondônia, em Manaus, venceu a corrida “Henrique Archer Pinto”.
1985 – O governador Angelo Angelin cobrou, no I Encontro de Governadores da Amazônia, atenção especial do governo federal a Rondônia, devido ao nível de desenvolvimento do Estado.
1990 – O governador Jerônimo Santana admitiu: no returno da eleição a governador vota no candidato Valdir Raupp, que ele tem classificado de “meu afilhado político”.
COMEMORE
Dia Mundial de Combate à Poliomielite, Dia das Nações Unidas. Dia Mundial da Informação sobre o Desenvolvimento, Dia Internacional do Bucho
Católicos lembram Santo Antônio Maria Claret, São Luís Guanella.
BRASIL
1669 — Fundação do Forte de São José da Barra do Rio Negro; mais tarde cidade de Manaus.
1932 – Nasce Ziraldo Alves Pinto, jornalista, cartunista, chargista, pintor etc. 1933 – Criação da cidade de Goiânia (capital do Goiás)
MUNDO
2005 – Morre Rosa Parks (n. 1913), ativista norte-americana dos direitos civis. 2008 – A “Sexta-feira Negra” inicia da Crise do Crédito, a maior crise econômica mundial desde a Grande Depressão de 1929.
FOTO DO DIA
ECUMENISMO EM PVH
Imagine-se Porto Velho em 1935, uma população, com poucas exceções, católica, até em razão da forte presença da colônia paraense, à frente do capitão Aluízio Ferreira, paraense, cultor de Nossa Senhora de Nazaré.
D. Pedro Massa, bispo do Amazonas, chega e vai celebrar o lançamento da pedra fundamental da capela de Santa Bárbara, na sede da Irmandade Beneficente de Santa Bárbara, criada em 1916 sob liderança de Mãe Esperança Rita.
O fato, de um bispo celebrar numa capela de um terreiro, foi registrado na edição do jornal “Alto Madeira” (7.7.1935), conforme o historiador Hugo Evangelista (*), que registra a missa de dom Massa em julho de 1946, inaugurando a capela de Santa Bárbara.
Já a denominação de “Mãe Esperança” para a maternidade municipal, é assunto do historiador e professor Antonio Candido, em seu artigo “Quem foi Mãe Esperança?” (**)
Hugo Evangelista (foto), está preparando livro sobre o Bairro Santa Bárbara, com informações sobre o terreiro.


Fale conosco