Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 31 de março de 2025
1920 – A Comissão Pró Saneamento de Porto Velho faz levantamento da situação e das necessidades do setor.
1946 - O jornalista Carlos Mendonça cobra das autoridades uma ação real a favor dos moradores de “mocambos” e “favelas”, que “crescem e asfixiam Porto Velho”.
1956 – O deputado federal Joaquim Rondon informa a instalação, em Porto Velho, da agência do Ipase - Instituto de Previdência e Aposentadoria dos Servidores do Estado.
1976 – Editorial “Socorro”, do jornal Alto Madeira, escancara o aumento da violência e de crimes no Território.
1985 – 1 – Instalada a Delegacia do Meio Ambiente. 2 - Em Guajará-Mirim ladrões de gado são capturados pela PM após roubarem várias reses.
1991 – Sem moedas de 1 real e 0,50, as agências bancárias em Porto Velho não cumprem proibição do Banco Central para uso notas de 5 e 10 cruzeiros. Nos ônibus as notas ainda são aceitas.
FOTO DO DIA
RUAS DE PORTO VELHO
Em 2019 o artigo “Ruas de Porto Velho” (*) assinado pelo jornalista Ciro Pinheiro, expunha um problema: nomes de ruas da Capital rondoniense.
Dizia Ciro: “Nome de rua em Porto Velho é um caso sério. Na Av. Calama com a Farquhar a placa indicava: Estádio Aluísio “Pereira” – reclamei e consertaram ; na Av. Jorge Teixeira, pertinho do Irmãos Gonçalves, continua – “Alouisio” Ferreira; na Av. Farquhar sobre o Palácio das Artes, placa diz “Teat. E. Pal. Das Artes”.
“Entenderam? – Nem eu. O correto seria “Teatro Palácio das Artes”. E já que citei Farquhar na avenida que tem seu nome, as placas estão erradas. Sem o H”.
Ciro, há cinco anos curtindo “férias” de aposentado em Fortaleza, sempre conversava comigo sobre nomes de ruas e bairros da cidade. De uma delas fui à prefeitura e nada consegui.
Sobre a Av. Amador dos Reis, principal via comercial da Zona Leste, eu soube que teria sido um pastor que a caminho de Porto Velho morreu em Ji-Paraná (**),
(*) https://www.gentedeopiniao.com...
(**) Se alguém souber algo informe.