Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
O ator, produtor, e diretor rondoniense Silvio Augusto Dias Guerra (Guto Guerra) de Porto Velho representará pela terceira vez o estado como um dos convidados especiais para ser jurado do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB (Universidade Estadual da Paraíba).
O evento é um dos maiores do gênero no país e este ano está em sua 13ª edição. O nome de Silvio Augusto, -que também já participou dos Festivais de Gramado no Rio Grande do Sul e Santa Catarina-, foi divulgado com ênfase pela comissão organizadora do evento.
“A participação de Silvio Augusto mostra a importância do Festival para os universitários, ou iniciantes na sétima arte da sociedade Paraibana e do Brasil”, salientou a organização ao oficializar a relação dos trabalhos selecionados para concorrer nas mostras competitivas do Festival.
Silvio Augusto é um dos produtores executivo do Fest Cineamazônia, Cinema Direitos Humanos, e participa das Oficinas de Cinema como produtor cultural e colaborador da Associação Instituto Babaçu da Amazônia.
Entre seus trabalhos estão o Vídeo Clip Silvio Augusto e Amor como diretor; e como produtor, os Filmes: Ana - Curta Metragens, Prova de Recuperação, e O Bolo e o Sal de Prata - Longa Metragem.
De acordo com Silvio, o Comunicurtas nasceu em Campina Grande (PB) com objetivo de elevar o cinema no nordeste. Ele destaca que hoje, o Festival é um dos maiores do gênero no país e acontece em todos os estados na região.
Ao participar do evento, o ator e diretor conta que sua meta também é contribuir para que Rondônia seja sempre inserida entre os melhores do setor. “Participar do Comunicurtas, é uma grande alegria, elevar a sétima arte do cinema às pessoas que não têm oportunidade de pagar um ingresso de grandes eventos como este. Nossa expectativa é que seja ainda melhor que as edições anteriores e que nosso estado saia ainda mais fortalecido”, resume.
O Festival
O Comunicurtas UEPB 2018 acontecerá entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, no Cine São José e na Central de Integração Acadêmica da UEPB, em Campina Grande. O evento conta com a parceria de algumas iniciativas públicas e privadas do Estado, além de outras Instituições de Ensino Superior.
Este ano, a novidade é a Mostra Especial Tropiqueers, que exibirá produções cinematográficas independentes ou de coletivos, com temáticas voltadas às questões de gênero, sexualidade, raça, etnia e origem geográfica, alinhando a produção artística com o fazer político.
Para o evento, foram selecionados 12 vídeos para a Mostra Estalo; 16 vídeos para a Mostra Brasil; 16 trabalhos para a Mostra Tropeiros; 14 reportagens para a Mostra Tropeiros de Telejornalismo; 13 vídeos para a Mostra Som da Serra; cinco filmes para a Mostra de Longas Metragens e seis para a Mostra Tropiqueers.
SAIBA MAIS: O Festival