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    porto velho, terça-feira 7 de outubro de 2025

Confira quanto custa tirar a primeira habilitação em cada estado

Mudança em análise no Ministério dos Transportes elimina exigência de curso e mantém provas


Pedro Emerenciano

Publicada em: 07/10/2025 09:57:00 - Atualizado

BRASIL: O custo para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) varia de R$ 1.950,40, na Paraíba, a R$ 4.951,35, no Rio Grande do Sul, segundo levantamento divulgado pelo Governo por unidade da Federação.

A diferença de quase R$ 3 mil evidencia a disparidade regional e mostra o peso financeiro da burocracia para quem busca o documento.

Enquanto o Ministério dos Transportes conduz uma consulta pública para eliminar a obrigatoriedade das autoescolas, a proposta promete reduzir o preço médio da habilitação — hoje entre R$ 3 mil e R$ 4 mil — e ampliar o acesso, especialmente para pessoas de baixa renda.

Quanto custa tirar a CNH em cada estado

  1. PB – R$ 1.950,40
  2. SP – R$ 1.983,90
  3. AL – R$ 2.069,14
  4. ES – R$ 2.338,76
  5. RO – R$ 2.355,22
  6. PI – R$ 2.401,00
  7. RJ – R$ 2.567,82
  8. GO – R$ 2.600,39
  9. PA – R$ 2.802,45
  10. RN – R$ 2.806,00
  11. MA – R$ 2.858,01
  12. MT – R$ 2.964,04
  13. TO – R$ 2.985,33
  14. DF – R$ 3.005,67
  15. CE – R$ 3.020,97
  16. SE – R$ 3.049,97
  17. PE – R$ 3.416,44
  18. AM – R$ 3.418,95
  19. PR – R$ 3.670,83
  20. AP – R$ 3.780,47
  21. RR – R$ 3.828,40
  22. AC – R$ 3.906,60
  23. SC – R$ 3.906,90
  24. MG – R$ 3.968,15
  25. BA – R$ 4.120,75
  26. MS – R$ 4.477,95
  27. RS – R$ 4.951,35

Quando o preço define o acesso

Os números mostram que o custo de dirigir no Brasil é também um marcador social.

Em estados como Bahia, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, o valor ultrapassa os R$ 4 mil, o que representa mais de três salários mínimos. Em outros, como Paraíba e São Paulo, a despesa total não chega a dois.

A média nacional, considerando todos os estados, é de R$ 3.155,77 — mas a mediana (R$ 3.005,67) revela que metade do país paga menos que isso.

Mesmo assim, em muitas cidades do interior, o valor equivale a boa parte da renda anual de uma família de baixa renda.

Essa disparidade explica por que 54% dos brasileiros em idade para dirigir ainda não possuem CNH, segundo o Ministério dos Transportes.

Além de ser um sonho de independência, a habilitação é também um instrumento de trabalho — especialmente para quem atua como motorista de aplicativo, entregador ou trabalhador rural.

Debate reacende com proposta de desobrigatoriedade

Diante desse cenário, o governo federal decidiu abrir uma consulta pública para discutir o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas.

A medida, defendida pelo ministro Renan Filho (MDB), mantém os exames teórico e prático, mas permite que candidatos escolham instrutores autônomos ou plataformas digitais.

A promessa é reduzir o custo médio da CNH — hoje entre R$ 3 mil e R$ 4 mil — para algo próximo de R$ 800, valor que cobriria apenas taxas e exames.

A mudança, se confirmada, pode beneficiar milhões de motoristas informais e formalizar atividades que hoje ocorrem à margem da lei.

Por outro lado, sindicatos de autoescolas alertam para a perda de empregos e a possível queda na qualidade da formação, pedindo estudos de impacto antes da aprovação final.





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