Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 7 de setembro de 2025
Mano Brown se pronunciou nesta sexta-feira (5/9) após a repercussão de um episódio do podcast Mano a Mano, no qual chamou Camila Pitanga de “mulata”. A atriz corrigiu o rapper imediatamente, afirmando se identificar como mulher negra.
Em uma publicação nas redes sociais, Brown pediu desculpas a Camila e ao pai dela, o ator Antonio Pitanga, por conta dos “transtornos causados” pelo episódio.
“Também quero emitir um sincero pedido de desculpas à família Pitanga, em especial a Antônio e Camila Pitanga, nossos convidados, pelos transtornos causados pela repercussão do episódio”, escreveu.
O artista também reconheceu que a condução da conversa e a forma como o conteúdo foi divulgado ficaram sob sua responsabilidade.
“Reconhecemos que a condução do tema e a forma como o episódio foi divulgado são de total responsabilidade nossa, especialmente por se tratar de um assunto polêmico e atual”, completou.
O programa, exibido em 21 de agosto, abordou temas como ancestralidade, identidade e a percepção social da negritude. Logo no início, Mano Brown perguntou à atriz:
“Você é mulher mulata? Posso usar esse termo ou não?”
Camila respondeu prontamente: “Negra!”
Brown tentou contextualizar, mencionando que, socialmente, ele próprio é visto como “pardo”. No entanto, Camila reforçou que sua autodefinição não depende dessa leitura externa.
“Uma coisa é como me veem e como eu me vejo”, afirmou a atriz.
Ela completou: “Sou uma mulher negra em movimento. Quando a gente sabe de si, se coloca com força no mundo. E você não precisa do outro para se reconhecer e se validar.”