Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 1 de outubro de 2025
O cantor e rapper Oruam deixou a Penitenciária Serrano Neves, em Bangu, nesta segunda-feira (29), após passar pouco mais de dois meses preso. O ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça, autorizou a soltura ao acatar o pedido da defesa. Oruam enfrentava acusações por tentar interferir em uma operação da Polícia Civil realizada em sua casa.
Assim que saiu, o artista encontrou uma recepção calorosa. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram fãs comemorando e seguranças o escoltando até a saída. MC Poze do Rodo e MC Cabelinho acompanharam o momento, assim como a noiva do rapper, Fernanda, que o recebeu com um beijo.
A prisão teve início após uma operação policial que cumpria mandado contra o adolescente conhecido como “Menor Piu”. De acordo com as investigações, ele integrava o grupo de seguranças de Edgar Alves de Andrade, o Doca, e também atuava como um dos principais ladrões de veículos do Rio de Janeiro.
Na decisão que concedeu a liberdade, Paciornik afirmou que a prisão não tinha “fundamentos sólidos”. Além disso, o ministro considerou os argumentos da decisão anterior genéricos e destacou que Oruam é réu primário. O fato de o cantor ter se apresentado voluntariamente também contribuiu para a revogação da prisão preventiva.
No entanto, a liberação não encerra as obrigações do artista com a Justiça. Oruam deverá cumprir uma série de medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar noturno. Ele também precisa manter endereço atualizado, evitar áreas de risco e se manter afastado de “Menor Piu” e outros envolvidos no processo.