Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 21 de dezembro de 2025

O cantor mineiro Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), uma doença incurável. A informação foi confirmada pelo filho do artista, Augusto Nascimento, de 32 anos, à Revista Piauí, em matéria publicada nesta quinta-feira (2).
A doença, terceira forma mais comum de demência e responsável pela degeneração e morte de células nervosas no cérebro, foi identificada após uma viagem em família aos Estados Unidos. A DCL apresenta sintomas semelhantes aos do Alzheimer e, no aspecto motor, se assemelha ao Parkinson – diagnóstico recebido pelo artista em 2023.
Conforme National Institute on Aging, agência federal dos EUA, a demência deteriora as células nervosas quando apresentam depósitos anormais de proteína alfa-sinucleína, cchamados“corpos de Lewy”, que afetam substâncias químicas do cérebro. Essas alterações podem provocar problemas de pensamento, movimento, comportamento, humor, entre outras funções.
“Quando vi que o meu pai apresentava uma piora brusca no quadro cognitivo, perguntei ao médico se seria uma loucura fazer uma viagem de motorhome com ele pelos Estados Unidos”, disse Augusto à revista Piauí.
PUBLICIDADE
Após o médico concordar, pai e filho percorreu 4 mil km durante dezesseis dias, atravessando os estados de Arizona, Utah, Idaho, Wyoming e Montana. Ao retornar ao Brasil, Bituca recebeu o diagnóstico de DCL.
Milton se aposentou dos palcos em novembro de 2022, após a turnê de despedida ‘A última sessão de música‘. Detalhes das apresentações e a história artística da estrela-mor da música mineira foram registrados no longa-metragem ‘Milton Bituca Nascimento’, que concorre ao Grammy Latino 2025.