• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de novembro de 2024

Como manter o restaurante sempre cheio? Veja dicas importantes


Publicada em: 23/07/2018 15:51:22 - Atualizado

Imagem: shutterstock.com

Como se destacar em um segmento bastante concorrido como o da alimentação e atrair novos clientes? Não existe fórmula mágica, mas alguns cuidados e dicas podem ajudar e muito a mudar a cara do seu estabelecimento e trazer mais pessoas para frequentar o restaurante. Confira!

Atraindo e conquistando novos clientes

Você sabia que o brasileiro gasta mais de R$ 600 por mês em alimentação fora de casa? O dado é da Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalho (Assert) e demonstra que, mesmo em um cenário ainda de crise, a população separa uma parte do seu dinheiro para garantir o lazer com os amigos e a família experimentando pratos e delícias. Por isso, atenção nos detalhes é essencial para trazer estes clientes ao seu empreendimento.

Comece olhando para o seu negócio com uma visão realmente crítica. Se você fosse o cliente, o que gostaria que fosse diferente? Olhar desta forma, sem receios, ajuda a detectar possíveis detalhes simples que podem ser modificados e fazer grande diferença no resultado. A cozinha anda lenta? Será que não é a hora de mudar o tipo de fornecimento do gás para restaurantes? A decoração parece sem graça? As mesas e cadeiras são desconfortáveis? Os balcões e utensílios estão desgastados e antigos? Repense e refaça o que for necessário!

Como anda o cardápio da casa? Existem pratos que raramente são pedidos e que têm um custo alto para serem mantidos na carta? A dica é contratar um profissional consultor, que analisará seu cardápio atual e proporá mudanças para otimizar a produção e reduzir custos. Além de agilizar o preparo dos pratos, a compra dos insumos passa a ser mais inteligente, e é possível adotar novos sabores para impactar a clientela.

Quem não ama uma boa promoção? Todas as classes e tipos de público são atraídos por um mimo, seja ele um desconto na compra de combos, seja um brinde - como uma garrafa de vinho pequena ou uma sobremesa - no pedido de um prato mais refinado, seja um preço especial em alguns pratos do cardápio em um dia específico da semana, e assim em diante.

Prepare sua equipe. Ofereça treinamentos, palestras, e mantenha todos sempre alinhados com tudo que acontece no restaurante. Assim, eles podem oferecer um atendimento personalizado aos clientes e tornar a experiência de todos muito mais agradável. Um bom atendimento é essencial para manter um restaurante sempre cheio.

Por último, sempre dê ouvidos às reclamações dos clientes. Ouça o que eles têm a falar, mesmo que em um primeiro momento pareça não fazer sentido. É nestas ocasiões que surgem insights importantes e que podem fazer a diferença no seu estabelecimento.


Fale conosco