Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
Como preparar feijão da maneira correta é a dúvida de alguns brasileiros que, assim como a maioria, adotaram o prato em suas refeições. Cheio de minerais e nutrientes que colaboram com a saúde, o grão é um aliado contra a anemia, doença caracterizada pela falta de ferro que causa fadiga e fraqueza. Ele também é ótimo para fortalecer os ossos, o sistema nervoso e melhorar a memória.
Outra vantagem do prato típico são suas fibras, que aumentam a saciedade e afastam a fome, evitando deslizes na dieta e ajudando a emagrecer. Estas partículas ainda auxiliam o trânsito intestinal e fazem com que o organismo absorva menos carboidratos.
Apesar de parecer fácil, o preparo do feijão é muito diversificado e requer uma certa experiência. Uma boa alternativa para sempre acertar é apostar em dicas para preparar cada tipo de feijão, além de seguir recomendações gerais que podem deixar seu prato ainda mais saboroso.
Temperar feijão com alho e cebola é um modo fácil e gostoso de preparar o grão. A receita é simples e consiste em picar os dois ingredientes em pequenos cubos. Se preferir, acrescente bacon em pedaços e rodelas de linguiça calabresa sem pele ou toscana em pedaços inteiros.Aqueça um fio de azeite em uma panela e acrescente o alho e a cebola, deixando até que fiquem dourados. Em seguida, adicione a linguiça e o bacon e frite os dois. Junte este tempero com o feijão já cozido, colocando algumas folhas de louro como opcional, e cozinhe por 10 minutos. Finalize com uma pitada de sal.Outra dica para deixar o preparo ainda mais delicioso é trocar metade da água de cozimento por um caldo de carne ou legumes.
Deixar o feijão cru de molho vale a pena para acelerar o preparo da receita. Além disso, o procedimento reduz a probabilidade de gases ou desconfortos abdominais, já que o amido presente no grão causa flatulência se não for bem cozido. Outra dica para diminuir esse efeito colateral é adicionar uma colher de bicarbonato de sódio no feijão de molho aproximadamente 8 horas antes de preparar o alimento.
Para facilitar o cozimento o ideal é deixar o ingrediente em uma tigela com água 12 horas antes do preparo. Mas, se não houver tempo, o alimento já fica mais adequado para consumo se ficar apenas uma hora imerso.
Cozinhar o grão na panela de pressão também acelera o processo, já que o utensílio coze em velocidade mais rápida. Se você tem medo, pode seguir algumas dicas de segurança para usar panela de pressão e nunca sofrer acidentes na cozinha.
Quem deseja um feijão encorpado deve separar uma pequena quantia do caldo e dos grãos já cozidos e bater no liquidificador. Em seguida, é só juntar o creme ao restante do feijão, que adquirá uma consistência mais densa.
Se você nunca sabe quanto fazer de feijão para um almoço ou janta, aqui vai a dica certeira: uma xícara dos grãos crus é o ideal para servir até três pessoas depois de pronto. Por aí você já consegur tirar a medida, de acordo com a quantidade de pessoas que vão comer.
Ingredientes
Modo de preparo
Deixe o feijão de molho em uma tigela com água por pelo menos uma hora. Retire os eventuais grãos e pedrinhas que boiarem, pois isso indica que eles não estão bons para consumo.
Em uma panela de pressão, coloque a água e o feijão. Tampe e cozinhe até que o utensílio faça barulho, indicando que já está com pressão. Mantenha no fogo por mais meia hora e desligue o fogo. Espere a pressão sair do recipiente e abra a panela.
Para testar se está cozido, amasse um grão de feijão com um garfo. Se estiver macio, a receita pode prosseguir. Caso contrário, deixe no fogo por mais alguns minutos e repita a operação.
Coloque um fio de azeite em uma panela e doure o alho e a cebola. Em seguida, acrescente o bacon e a linguiça picados e frite-os. Despeje a mistura no feijão cozido e deixe no fogo por dez minutos, coloque uma pitada de sal e sirva.
Caso prefira um caldo mais encorpado, antes de temperar bata uma parte do feijão no liquidificador e coloque novamente na panela, continuando o preparo normalmente.