Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
Popular nos quatro cantos do mundo e com centenas de variações e sabores, essa delícia é tão utilizada no cotidiano, seja em um café da manhã, no lanchinho da tarde ou no preparo de receitas, que ganhou uma data para ser lembrada, consumida e curtidas.
Com mais de seis mil anos, a sua origem é desconhecida, mas há uma lenda muito propagada de que o alimento foi produzido acidentalmente. Um mercador árabe saiu para cavalgar sobre o sol escaldante com o seu cantil, um recipiente para armazenar líquidos. Curiosamente, foi levado leite para matar a sede. Horas depois, ao tentar se refrescar, o mercador notou que aquele leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado e uma porção sólida, o queijo.
Para se fazer bons queijos são necessários anos de experiência. São muitas variáveis envolvidas - algumas bem técnicas -, das quais se podem destacar, principalmente, a qualidade do leite utilizado e o tempo de maturação. Ricos em proteínas, vitaminas e minerais, esses alimentos oferecem diversos benefícios para a saúde. Consumi-los com frequência é indicado, já que são reconhecidos por oferecer proteínas, além de uma quantidade importante de micronutrientes, principalmente o cálcio, além das vitaminas A, B2 e B12 e minerais, como o zinco e o selênio.
A Tirolez, marca brasileira de laticínios, dá uma dica especial que traz um sabor único e sofisticado: o saboroso Pudim de Ricota com Mel. Não há dúvidas de que o queijo sempre dá aquele toque especial na refeição. Veja abaixo o modo de preparo e aproveite!
Ingredientes
Para o pudim
2 colheres (sopa) de Manteiga sem sal
1 embalagem de Creme de Ricota
1 pitada de canela em pó
2 gemas
½ xícara (chá) de mel
2 claras
Para a calda
½ xícara (chá) de mel
Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 180 °C. Com a manteiga, unte uma forma de 25 cm de diâmetro, com furo central.
Faça o pudim: no liquidificador, bata o Creme de Ricota, a canela, as gemas e o mel. Em uma tigela, bata as claras, com auxílio de um fouet (batedor de ovos) ou batedeira, até que elas fiquem em ponto de neve (pouco firme). Ainda com o fouet, acrescente delicadamente a mistura do liquidificador à tigela, incorporando-a às claras.
Coloque na forma e leve ao forno, em banho-maria, por 30 minutos. Deixe esfriar, desenforme e leve à geladeira.
Prepare a calda: em uma panela, coloque o mel e ½ xícara (chá) de água e leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver bem. Deixe esfriar e espalhe sobre o pudim.