Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
A massa do empadão e da empadinha é a boa e velha massa podre. Este tipo de torta "amanteigada" é um prato popular em Portugal, normalmente, feito com uma massa preparada à base de farinha de trigo e gordura, assada no forno e que tem, entre os recheios mais tradicionais, os salgados. Porém, existem também excelentes receitas de empadinhas doces, com opções especialmente recheadas de doce de leite, e frutas como banana, morango e maçã.
A seguir, aprenda como fazer uma massa podre básica e todos os truques para que ela fique sequinha, quebradiça e derreta na boca.
Massa:
Incorpore todos os ingredientes da massa até obter uma bola lisa. Leve para a geladeira coberta por filme plástico para descansar.
1. A massa deve ficar lisa sem grudar nas mãos. Se ficar mole e grudando nos dedos, vá colocando mais farinha aos poucos até dar ponto;
2. Se a massa ficar seca, pingue um pouco de leite ou água gelada para dar liga. O ponto é da massa uniforme e sem grudar nas mãos.
3. Use sempre as pontas dos dedos para homogeneizar a massa e, depois novamente, usando a ponta dos dedos, abra a massa em um refratário.
4. Não trabalhe muito a massa. Não é preciso sovar, apenas incorporar bem os ingredientes até ficarem imperceptíveis na massa lisa.
5. Depois disso, deixe a massa descansar por, no mínimo, 30 minutos antes de moldar na travessa.
6. Ao forrar a forma com a massa, não é preciso untar. Porém, é recomendável fazer uns furinhos no fundo da massa.