Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
O Mil-folhas é um bolo de origem francesa, de grandes ou pequenas dimensões, feito com massa-folhada e recheado com um creme. Quase sempre individual, coberto com uma camada de açúcar, seu recheio é constituído por um creme pasteleiro. A sugestão a seguir, de banana caramelada e baunilha foi um dos destaques do Italy no evento Restaurant Week, em São Paulo. Aprenda como preparar a sobremesa:
Massa folhada
Creme Pâtissière (ou creme de confeiteiro)
Banana Caramelada
Massa pronta: Asse em forno pré-aquecido a 180° C por 10a 15 minutos ou até atingir a coloração desejada. Quando esfriar, corte em retângulos uniformes.
Creme de confeiteiro: Em uma panela apropriada, misture o leite, metade da quantidade de açúcar (70g) e a fava de baunilha (sementes retiradas com a ponta da faca e casca). Leve para ferver. Em outro recipiente, misture o ovo inteiro, a gema de ovo, o restante do açúcar e o amido de milho, formando um creme homogêneo. Quando a mistura de leite ferver, retire a casca da fava de baunilha. Misture 1/3 desta mistura à mistura de ovos e mexa bem com o auxílio de um fouet. Fora do fogo, incorpore o restante da mistura do leite fervido e volte ao fogo. Cozinhe até que o creme engrosse, sem parar de mexer. Coloque em um bowl de inox e cubra com um filme plástico em contato com o creme, e deixe esfriar em banho maria de gelo. Antes de utilizar, bata o Creme Pâtissière na batedeira para que ele fique aerado e reserve refrigerado.
Banana caramelada: Faça um caramelo com o açúcar e a água. Acrescente as bananas cortadas grosseiramente e cozinhe até elas estejam macias, mexendo de tempos em tempos, até formar uma marmelada bonita. Esfrie e reserve.
Montagem: Faça a seguinte sequência de camadas: massa folhada, banana caramelada, Creme Pâtissière. E repita a sequência descrita acima e finalize com a massa folhada. Polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva.