Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 25 de junho de 2025
PORTO VELHO-RO: O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou, por meio de comunicado oficial, que o tráfego de caminhões pesados estará proibido na Ponte do Candeias entre as 21h da próxima sexta-feira (27) e as 15h de domingo (29). A interdição de aproximadamente 37 horas seguidas tem como objetivo permitir a execução de uma das etapas mais delicadas da obra de reabilitação da ponte: a concretagem interna da estrutura.
Durante esse período, somente ônibus, veículos leves e de emergência poderão cruzar a ponte, com o tráfego operando no sistema Pare e Siga, liberando alternadamente veículos de cada lado a cada 15 minutos. A medida visa garantir segurança para os trabalhadores e motoristas, bem como a continuidade dos trabalhos estruturais de reforço.
A Ponte do Candeias está em obras desde que, há cerca de um mês, as duas estruturas sobre o rio foram interditadas por risco de colapso. Desde então, o tráfego tem ocorrido por apenas uma faixa da ponte nova, que foi parcialmente reaberta sob condições rigorosas.
Segundo o DNIT, a concretagem no túnel da ponte é etapa essencial para viabilizar, futuramente, a liberação das duas pistas. O objetivo é reforçar a estrutura para suportar o fluxo de veículos de forma plena.
Em relação à ponte antiga, o cenário é ainda mais preocupante. Embora não haja anúncio oficial, técnicos que acompanham os trabalhos indicam que ela pode estar estruturalmente condenada. A tendência, segundo fontes não confirmadas pelo DNIT, é que a ponte venha a ser demolida e substituída por uma nova estrutura, embora a decisão ainda dependa de avaliações técnicas e administrativas.
Com a interdição parcial prolongada e os impactos no trânsito da BR-364, a expectativa é de que o DNIT acelere as obras e, paralelamente, apresente um plano definitivo para a mobilidade na região.