Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
ARIQUEMES, RONDÔNIA - Prefeitura de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, divulgou nesta quarta-feira (22) que protocolou na Câmara de Vereadores, o pedido para que se abra uma nova edição do Programa de Recuperação de Crédito (Refis) aos moradores que não negociaram na edição anterior. O programa visa dar a oportunidade para os contribuintes que possuem débitos em negociar e quitar as dívidas com o município.
De acordo com o prefeito em exercício, Lucas Follador, o Refis realizado entre os dias 6 e 17 de novembro teve uma adesão muito boa e que o pedido da nova edição será votado pelos vereadores no plenário da Câmara na próxima segunda-feira (27).
“Com esse sucesso, nós da prefeitura e os vereadores, entendemos a necessidade do programa alcançar as demais pessoas que não conseguiram aderir ao Refis naquele momento. Mas não poderíamos prorrogar o prazo, por que a lei não prevê esta possibilidade, então foi preciso um novo estudo para que se abrisse um novo período”, comenta.
Segundo Lucas Follador, se aprovado pelos vereadores, o novo Refis deve começar a entrar em funcionamento no dia 29 de novembro e com prazo de encerrar no dia 15 de dezembro. Na primeira edição, a prefeitura informou que foram arrecadados quase R$ 2 milhões com a quitação dos débitos em atraso.
Podem participar do Refis pessoas físicas ou jurídicas com débitos vencidos até 31 de dezembro de 2016, que desistam de contestação judicial ou administrativa e estejam com o IPTU 2017 em dia.
Os contribuintes que têm dívidas abertas como IPTU, ISS e alvarás podem ganhar descontos de até 90% nos juros e multas ou fazer o parcelamento do débito em até 24 vezes.