• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 18 de julho de 2025

Aposta do Brasil, vacinação com AstraZeneca é lenta em todo o mundo

É o acontece no Brasil, Índia, Argentina, Canadá e Europa...


uol

Publicada em: 11/04/2021 12:29:39 - Atualizado

Única aposta do governo Jair Bolsonaro (sem partido) em 2020 para imunizar os brasileiros contra a covid-19, a vacina da Oxford/AstraZeneca (Covishield) enfrenta problemas de produção e distribuição no Brasil e em todo o mundo. 

Levantamento da Info Tracker —plataforma de monitoramento da pandemia da USP (Universidade de São Paulo) e da Unesp (Universidade Estadual Paulista)— indica que os países que optaram pelo imunizante estão com suas campanhas de vacinação mais atrasadas que as de outras nações.

O governo federal assinou acordo com o laboratório anglo-sueco para a produção da Covishield pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em julho de 2020, um mês antes de recusar a oferta de 70 milhões de doses oferecidas ao país pela Pfizer/BioNTech.

É o acontece no Brasil, Índia, Argentina, Canadá e Europa. O único país com vacinas suficientes da AstraZeneca é o Reino Unido, país de origem do laboratório, onde 22,2 milhões de doses já foram ministradas. A retenção dessas vacinas pelos britânicos provocou críticas da União Europeia, que ameaça retaliar.


Fale conosco