Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 23 de setembro de 2025
Porto Velho, RO- O desperdício de água potável em Porto Velho, segue em um patamar preocupante segundo o levantamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil (ITB), a capital Rondoniense lidera o ranking em desperdício de água potável. Segundo o mapeamento, cerca de 84,01%, do produto se perde antes de chegar a torneira dos consumidores.
No Brasil, mais de 40% da água captada pelos reservatórios brasileiros se perde no meio do caminho. Esse montante de água perdida poderia abastecer cerca de 66 milhões de brasileiros durante o período de um ano; para efeito de comparação, cerca de 33 milhões de pessoas ainda vivem sem acesso regular à água no país.
As regiões Norte e Nordeste são as que apresentam maior índice de perda de água, com 51% e 46% respectivamente. Já os Centro-Oeste, Sudeste e Sul registram perdas menores, mas ainda assim significativas: 34%, 38% e 36%, respectivamente. Os estados que mais perdem água são Amapá (74%), Acre (62%) e Roraima (60%); na outra ponta, temos São Paulo e Distrito Federal, ambos com perdas de 34%.
O volume de água perdida nos sistemas de distribuição brasileiros equivale a 7,8 mil piscinas olímpicas de água tratada desperdiçada diariamente ou mais de sete vezes o volume do Sistema Cantareira