• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Após atuação do MP, Município de Novo Horizonte realiza eleição para conselheiros tutelares suplentes

No encontro, realizado em formato on-line, foram tratados temas pertinentes à publicidade, lisura e transparência da eleição.


MP

Publicada em: 22/07/2022 14:43:39 - Atualizado


RONDÔNIA - Após atuação do Ministério Público de Rondônia, o Município de Novo Horizonte d’Oeste realizará, no dia 31 de julho, eleição para o cargo de conselheiro tutelar suplente. A vacância do cargo, que é previsto em resolução federal, configura uma irregularidade na composição do órgão, já que membros suplentes têm por atribuição a substituição de titulares em casos de férias ou afastamentos.

A composição do Conselho Tutelar de Novo Horizonte vem sendo acompanhada pelo MP, por meio da Promotora de Justiça Elba de Souza Albuquerque e Silva Chiappetta, que instaurou procedimento administrativo para apurar a inexistência de conselheiros suplementares no órgão e cobrou providências do Município para fazer sanar a questão.

Na última terça-feira (19/7), a integrante do Ministério Público esteve reunida com o Secretário Municipal de Assistência Social, Reginaldo Pereira de Aquino, e servidor do Tribunal Regional Eleitoral, Helber Medeiros Costa, além de membros da Comissão Eleitoral, para discutir questões relacionadas ao processo eleitoral deflagrado para a escolha dos conselheiros.

No encontro, realizado em formato on-line, foram tratados temas pertinentes à publicidade, lisura e transparência da eleição.

O Conselho Tutelar tem como atribuições essenciais a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes (art. 136 e outros da Lei nº 8.069/1990), devendo acompanhar a situação do atendimento às crianças e adolescentes na sua área de atuação, identificando possíveis ameaças ou violações de direitos. É responsabilidade do Poder Executivo garantir o funcionamento regular do órgão, o que implica assegurar a colegialidade de sua composição, em conformidade com o previsto na Lei Federal nº 8.069/90.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)


Fale conosco