Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024
RONDÔNIA - Nos próximos dias, a tendência é que o rio Guaporé, afluente do rio Madeira, continue subindo.
O alerta do Serviço Geológico do Brasil foi publicado nessa terça-feira, dia (06/03), no Boletim Diário de Monitoramento da Bacia do Rio Madeira (SAH Madeira) sobre o aumento na elevação do rio, que já atingiu a cota de inundação na localidade de Príncipe da Beira, no dia 1º de março.
Na terça estava em 12,31m naquele ponto e vai continuar subindo, provavelmente atingindo a cota de 12,45m nas próximas 72h.
Ainda segundo o mais recente boletim de monitoramento e previsão de níveis na bacia do rio Madeira Em Porto Velho, o nível do rio Madeira provavelmente atingirá a cota de 15,95m nas próximas 30h. Em Abunã, o nível do rio Madeira provavelmente atingirá a cota de 21,10m nas próximas 30h.
Em Guajará - Mirim, o nível do rio Mamoré provavelmente atingirá a cota de 11,02m nas próximas 48h.
Diante do aumento contínuo do nível do rio Madeira, a CPRM mobilizou suas equipes e está realizando desde segunda-feira, dia 26/02, medições diárias de vazão no distrito de Abunã e na cidade de Porto Velho, em Rondônia.
A ação amplia a operação do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Madeira (SAH-Madeira), que já havia iniciado a emissão de boletins semanais no dia 08/01, com engenheiros de plantão acompanhando domingo-domingo a situação do rio e a emissão de boletins diários desde o dia 09/02.
Portanto, os dados do SAH Madeira, operado pela CPRM com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), registram a subida do rio desde o início de janeiro.
Os dados hidrológicos utilizados neste boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), de responsabilidadeda Agência Nacional de Águas (ANA) e demais parceiros.