• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 10 de setembro de 2025

Mísseis alemães e reação de Trump precedem possível ofensiva terrestre russa

Militares ucranianos no front e analistas ocidentais observam sinais de que a Rússia prepara uma grande invasão por terra


CNN

Publicada em: 27/05/2025 10:48:44 - Atualizado

MUNDO: Cumprindo promessa de campanha, o chanceler alemão, Friedrich Merz, anunciou na segunda-feira (26) que os mísseis Taurus poderão ser usados pela Ucrânia contra alvos militares em território russo. Ele assinalou que, além da Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e França também retiraram as restrições ao uso pela Ucrânia dos mísseis de longo alcance.

Na verdade, os ucranianos já estão usando os Atacms americanos, com alcance de 300 km, os Storm Shadows britânicos e os Scalps-EG franceses, ambos com 250 km. Mas os Taurus alemães têm alcance de até 500 km, que vem a ser a distância mínima entre Moscou e a fronteira da Ucrânia com a Rússia.

Os ucranianos também têm um sistema de mísseis de longo alcance próprio, o Netuno, cujo alcance foi ampliado para até 1.000 km, a partir da versão original, que era de até 400 km. Esse míssil é lançado de caminhões.

Os Atacms também são mísseis terra-terra, disparados na Ucrânia por caminhões da família Himars fornecidos pelos Estados Unidos.

Já os mísseis europeus são ar-terra, e podem ser disparados pelos caças SU-24, de origem russa, pertencentes à Força Aérea ucraniana, mediante adaptações que têm sido feitas com assistência da Otan.

Não está claro se o presidente Donald Trump manterá a assistência à Ucrânia.

O anúncio de Merz coincide com uma aparente mudança de humor de Trump com relação ao autocrata russo, Vladimir Putin.

Em meio aos bombardeios mais intensos desde o início da agressão russa em grande escala, Trump escreveu sobre Putin em sua rede social, Truth Social: “Algo aconteceu com ele (Putin). Ele ficou absolutamente LOUCO! Eu sempre disse que ele quer TODA a Ucrânia, não apenas uma parte, e talvez isso esteja se provando verdade, mas se ele fizer isso, levará à queda da Rússia!”

Trump também fez as habituais críticas ao presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky: "Da mesma forma, o presidente Zelensky não está fazendo nenhum favor ao seu país ao falar do jeito que fala. Tudo o que sai da boca dele causa problemas, eu não gosto disso, e é melhor que pare."

Zelensky havia declarado: "Sem uma pressão realmente forte sobre a liderança russa, essa brutalidade não pode ser interrompida. As sanções certamente ajudarão."


Fale conosco