Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 4 de agosto de 2025
MUNDO: Uma antiga arma da Guerra Fria voltou ao centro das atenções nesta semana. Conhecida como “Mão Morta”, ela é parte de um sistema russo de resposta nuclear que pode disparar mísseis automaticamente, mesmo que nenhuma autoridade esteja viva para autorizar o ataque.
O nome surgiu novamente após uma troca de provocações entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ex-presidente russo e atual vice do Conselho de Segurança da Rússia, Dimitri Medvedev.
Medvedev mencionou o sistema em tom de ameaça, o que levou Trump a anunciar, nessa sexta-feira (1º/8), a movimentação de dois submarinos nucleares americanos para uma região próxima à Rússia. A escalada acontece em meio às pressões dos EUA para que Moscou cesse os ataques contra a Ucrânia.
A “Mão Morta”, também conhecida como Perimetr, foi criada pela União Soviética nos anos 1970, durante a Guerra Fria. O objetivo era simples e ao mesmo tempo assustador: garantir uma resposta nuclear mesmo se o país fosse completamente destruído em um ataque inicial, ou seja, se todas as suas lideranças estivessem mortas.