Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 10 de agosto de 2025
MUNDO: As forças russas no leste e norte da Ucrânia fizeram novos avanços, de acordo com analistas – com as cidades de Pokrovsk em Donetsk e Kupyansk em Kharkiv correndo risco de serem cercadas.
Os ganhos incrementais russos acontecem no momento em que o presidente russo Vladimir Putin propõe um plano aos EUA que exigiria que a Ucrânia cedesse a região oriental de Donbass — a maior parte da qual está atualmente ocupada — bem como a Crimeia, que a Rússia anexou ilegalmente em 2014, de acordo com autoridades americanas.
Os russos tentam tomar Pokrovsk há mais de um ano. As defesas ucranianas resistiram, mas os avanços de Moscou ao norte e sudoeste da cidade ameaçam cortar as rotas de abastecimento ucranianas.
Os militares ucranianos disseram neste sábado (9) que houve 45 ataques russos na área de Pokrovsk nas últimas 24 horas.
Um oficial ucraniano na região disse à CNN hoje: "Não posso dizer que a situação é crítica, mas há riscos (de cercamento)".
Ele acrescentou que, no momento, os russos não chegaram a uma vila ao norte de Pokrovsk, que é uma rota vital de reabastecimento.
Os russos também fizeram novos avanços em direção à fronteira das regiões de Donetsk e Dnipropetrovsk, de acordo com o site não oficial DeepState, que acompanha os acontecimentos no campo de batalha.
Os russos se aproximaram de Kupyansk pelo norte. O Centro de Estratégias de Defesa – um think tank ucraniano – afirmou neste sábado que as forças russas estão tentando chegar à principal rodovia que abastece as tropas ucranianas na região.
De acordo com o Belfer Center da Universidade de Harvard, as forças russas conquistaram 585 km² de território ucraniano entre 8 de julho e 5 de agosto, ante 480 km² no mês anterior.